Tuane Silva; 02/03/2023 às 13:00

Terra Indígena Karipuna é a mais desmatada no entorno da BR-319

Esquema investigado pela PF revela que serrarias legalizadas no entorno da terra indígena foram usadas para esquentar madeira nobre fruto de desmatamento

Segundo dados de 2022 compilados em relatório inédito do Observatório da BR-319, a Terra Indígena Karipuna, em Rondônia, foi a mais desmatada entre as 69 terras indígenas que estão no entorno da rodovia BR-319. A retomada da reconstrução da rodovia, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), é apontada como um dos principais fatores do aumento do desmatamento da Floresta Amazônica.

Do desmatamento praticamente zero até 2015, a TI Karipuna se tornou a quarta mais desmatada em toda a Amazônia em 2022. Lideranças Karipuna denunciam que invasores estão impondo medo e terror à comunidade, que está confinada em uma área restrita do seu próprio território.

Foto: Reprodução/ Indígena Karipuna

O desmatamento no território Karipuna está associado ao comércio ilegal de madeira nobre, que utiliza serrarias legalizadas nos distritos vizinhos à terra indígena, onde ocorre o processo de esquentamento da madeirada roubada, segundo as investigações da Polícia Federal.

Segundo os dados divulgados pelo Observatório da BR-319, só em 2022 foram devastados 1.733 hectares na TI Karipuna, praticamente metade de todo o desmatamento registrado nas dez terras indígenas mais impactadas no entorno da BR-319, onde foram derrubados 3.678 hectares. Além disso, o território também foi o que mais queimou nessa região da Amazônia, concentrando o maior número de focos de queimadas. 

Os indicadores são estimativas produzidas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e compilados pelo OBR-319.

 

Fonte: Assessoria 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.