A Casa Museu Ema Klabin promove o minicurso online “Agência e o protagonismo negro no Modernismo Brasileiro” nos dias 16, 23 e 30 de março, das 19h às 21h (horário de Brasília), pela plataforma Zoom. São 350 vagas para maiores de 18 anos com inscrições realizadas pelo site do museu.
Nos três encontros, o objetivo é analisar o protagonismo das pessoas negras, bem como o papel das representações difundidas por artistas do movimento modernista com ênfase nos critérios de raça, gênero e classe.
Serão destacadas contribuições intelectuais e artísticas de figuras como Manuel Querino, Astolfo Marques, Lima Barreto, Nascimento Moraes, Hemetério dos Santos, Arthur Timóteo e outros. Além disso, serão examinadas as representações raciais entre os artistas modernistas do acervo da Coleção Ema Klabin, como Di Cavalcanti, Lasar Segall, entre outros.
Os encontros serão mediados pelos pesquisadores Matheus Gato, professor de sociologia da Unicamp, pesquisador do núcleo Afro/CEBRAP e coordenador do Bitita: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus – IFCH-UNICAMP; Val Souza, artista visual, pesquisadora e educadora com interesse pela história e iconografia das mulheres negras, e Mirella Maria, artista visual, pesquisadora e educadora, com pesquisa voltada para a produção artística contra-hegemônica, alinhando a epistemologias do Sul Global, questões étnico-raciais/ de gênero, estudos pós-coloniais.
Programação
- 16/03: Intelectuais e artistas negros enquanto “pré-modernos” (1900-1920): classificação literária e desclassificação intelectual, com Matheus Gato de Jesus.
- 23/03: Lembrança brasileira: uma seleção pitoresca de imagens, com Val Souza.
- 30/03: Uma casa, um museu, uma coleção para observar e refletir juntos: entre modernismos, educação e visualidades na Coleção Ema Klabin, com Mirella Maria.
O valor do investimento é de R$240 (integral) e R$120 (meia). Bolsas integrais podem ser solicitadas por meio do e-mail cursosonline@emaklabin.org.br
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.