Hilana Rodrigues; 26/11/2021 às 11:00

#MercadizarExplica: Trabalho híbrido

Entenda como funciona a mistura do trabalho presencial e remoto

Com a pandemia, se popularizou o trabalho remoto para diversos profissionais. Porém, o avanço da vacinação tem ocasionado o retorno dessas atividades para o presencial e é justamente pensando na possibilidade dos dois formatos que surge o equilíbrio do trabalho híbrido.

O trabalho híbrido se caracteriza por ser a autonomia que as empresas proporcionam aos funcionários de escolherem como e onde desejam realizar o trabalho, podendo ser de casa, presencialmente na empresa ou de outro local, ou até intercalando o trabalho durante a semana, sendo dias em casa e outros na empresa.

Essa modalidade permite uma rotina mais flexível, visto que alguns funcionários prezam pelo conforto de casa, quando há calmaria, e ausência de trânsito, enquanto outros preferem a estrutura e ambientação da empresa. O formato de trabalho vem para agradar os dois grupos.

Porém, mesmo que possa parecer mil maravilhas, para que a forma de trabalho híbrido proporcione sucesso para toda a equipe é preciso manter uma cultura sólida do chamado “remote first”, que se baseia em pensar remoto primeiro.

O remote first propõe que, mesmo que todos os funcionários estejam presentes fisicamente, certas decisões podem ser tomadas por meio das plataformas digitais. Basicamente, o termo explica que a comunicação consolidada por mídias digitais é, em alguns casos, até mais prática do que a presencial.

Pilares para o trabalho híbrido

Mas há uma ressalva para este ponto, que é a sensação de pertencimento em equipe. Como algumas empresas já contratam funcionários para começarem nessa modalidade, os colegas não chegam a ter contato presencial e desenvolver uma sensação de pertencer àquele grupo que se conhece e possui mais familiaridade. O que pode causar desconforto no decorrer do tempo ou encontros.

Por isso, é necessário desenvolver canais de comunicação, planejamento e organização que façam com que os trabalhadores se sintam participativos, mesmo com uma equipe dividida entre presencial e remota. Para realizar isso, existem alguns pilares essenciais.

Uso de ferramentas de comunicação adequadas: a empresa cede aparelhos eletrônicos para a realização do trabalho, tais como: computadores, celulares e até plano de internet.

Gestão de tempo: para o funcionário é preciso que consiga adaptar o trabalho  remoto, visto que os afazeres da casa podem atrapalhar. Já para os superiores é preciso respeitar o tempo de trabalho e descanso, não sobrecarregando o funcionário só porque ele está on-line.

Escuta ativa de todos os profissionais: manter o assunto de trabalho nos meios de comunicação voltados para o trabalho, sabendo que uma comunicação consolidada é essencial para a entrega das demandas.

Mudança na cultura e mentalidade dos diretores da empresa: conectado à gestão de tempo em relação ao horário de trabalho, a empresa deve atentar que o trabalho no geral tornou-se diferente com a presença da pandemia e que mudanças precisam ser feitas também pensando no bem estar do funcionário.

Preocupação com a entrega e não com o controle dos funcionários: um ponto essencial. Um exemplo é o funcionário que em casa pode entregar as demandas do dia bem mais rápido e ficar o restante sem mais trabalho, não sendo mais sobrecarregado por estar com tempo livre.

Saúde e bem-estar

Mesmo que para algumas pessoas trabalhar em casa tenha suas vantagens, às vezes podemos ter a sensação de nunca sair desse ambiente, principalmente para quem não tem escritório e o trabalho é feito do quarto ou da sala.

Por isso, é importante lembrar-se de tentar se desconectar ao máximo do trabalho no fim do expediente e momentos de lazer, evitando assim possíveis situações de burnout, ansiedade e outros cansaços emocionais.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.