Hilana Rodrigues; 11/11/2021 às 16:00

A importância de humanizar os conteúdo

Digital ou não, é importante que o conteúdo mostre se importar com o consumidor

Desde a ascensão da internet, muitas lojas migraram ou surgiram no meio digital. Para os empreendedores, novos ou antigos, e criadores de conteúdo, isso pode ter simbolizado praticidade, mas é preciso entender que ser digital não significa ofertar um tratamento frio aos consumidores.

Isso porque a ausência de contato presencial pode ocasionar em uma forma mais impessoal de se comunicar com quem procura informações sobre a empresa, anúncio ou pessoa, e consequentemente diminuir o interesse em consumir tal conteúdo.

E é justamente para esses casos que se faz necessário humanizar o conteúdo digital ou físico, como cartazes ou folhetos, para que quem olhe, sinta-se instigado a consumir ou continuar consumindo o que está sendo ofertado.

Para quem ainda não conhece, o conteúdo humanizado trata sobre propor a quem é atingido pela informação uma mensagem de empatia, conexão e representatividade, aquele típico pensamento de “parece que o autor está falando comigo” ou “isso foi escrito para mim”.

Devido ao grande uso das redes sociais para se comunicar, pode acontecer de esquecermos que por trás da tela há uma pessoa que gosta de ser atendida por quem se preocupa com sua demanda. Sendo assim, aquelas mensagens automáticas de robôs proporcionam exatamente o contrário do conteúdo humanizado.

Com a humanização do conteúdo, é possível observar que a transmissão se assemelha a uma conversa, de forma espontânea, possui uma linguagem simples e acessível para o público-alvo. Outra característica é a personalidade da empresa como uma pessoa real que interage com os seguidores.

Pilares do conteúdo humanizado

O conteúdo humanizado possui alguns pilares de elaboração para quem o reproduz. Neles, é possível compreender o porquê do nome e a importância em aderir. Confira:

  • Propósito

Este primeiro ponto se refere à essência e relevância com a qual a empresa foi criada.

Será com ele que o público irá se identificar e acompanhar tudo que for divulgado, por isso é necessário que o próprio conteúdo já transmita o propósito.

  • Emoção

Na emoção, é o que já foi dito sobre retirar o tratamento robotizado nas respostas e legendas dos conteúdos.

As pessoas gostam de ser atendidas de forma especial e ofertar um tratamento personalizado demonstra o valor que eles têm para a empresa e criador de conteúdo.

  • Ética

Essencial em qualquer e todo negócio, a transparência é tida como uma qualidade muito relevante pelos usuários. Sendo assim, falar a verdade e se manter sobre os preceitos éticos da sociedade conquistará a confiança deles.

  • Empatia

Neste pilar vem aquele famoso ditado: “trate alguém como gostaria de ser tratado”. Então ao criar algum conteúdo é preciso se colocar no lugar de quem irá recebê-lo e principalmente se o assunto em questão fará alguma diferença na vida da pessoa.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.