Patrícia Patrocínio; 09/11/2021 às 16:00

Por que defender o SUS?

Como um dos sistemas mais completos e complexos do mundo, o SUS garante atendimento médico gratuito para toda população e representa uma conquista para a sociedade brasileira

Em um contexto de redemocratização e discussões para criação da Constituição Brasileira que o acesso universal da saúde se tornou pauta e pavimentou o caminho para o surgimento do que conhecemos hoje como Sistema Único de Saúde (SUS). Oficialmente, podemos considerar que o SUS surgiu em 1988, mas seus serviços e bases de funcionamento só foram instaurados a partir de 1990, por meio das leis n.º 8.080 e n.º 8.142.

Antes da existência do SUS, a saúde pública ficava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). Segundo dados do site do Senado Federal, estima-se que em torno de 45% da população brasileira era atendida pelo governo em meados dos anos 80. Atualmente, cada um dos mais de 200 milhões de brasileiros têm o direito de serem atendidos gratuitamente em qualquer hospital ou posto de saúde do país.

Como um dos sistemas de saúde mais completos e complexos do mundo, o SUS garante atendimento médico gratuito para toda população e representa uma conquista para a sociedade brasileira, visto que garante o mínimo de justiça social, oferecendo, desde o atendimento médico, à produção de conhecimento e insumos para a saúde. Além de estar presente em nossa rotina diária e até mesmo quando usamos o sistema privado. 

Embora estes já sejam motivos suficientes para a sociedade não somente defender, como também lutar pelo SUS, há muitas pessoas que insistem na ideia de privatizá-lo. Abaixo, separamos algumas informações para que você possa identificar o SUS e reconhecer sua importância todos os dias em nossas vidas:

Onde está o SUS no nosso dia a dia?

Para que os serviços e produtos oferecidos à população do país não coloquem em risco a sua saúde, o SUS possui alguns órgãos responsáveis pela fiscalização, controle e intervenção sanitária. São eles:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua);
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Tratamentos e serviços do SUS que talvez você não saiba: 

  • Ouvidoria;
  • Aromaterapia;
  • Remédios para diabetes;
  • Cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência;
  • DIU de cobre;
  • Vacina contra diversas IST’s.

Apesar do SUS possuir aspectos que precisam ser melhorados, em comparação a outros países que não existem atendimento médico gratuito para toda população e serviços como: consultas, internamentos ou até mesmo urgências, são pagos. O Sistema Único de Saúde, sem dúvidas, torna-se um modelo a ser seguido para esses lugares. Conheça alguns países em que o acesso à saúde é privatizado e desigual:

  • Estados Unidos;
  • Índia;
  • Austrália;
  • Suíça.

Toda pessoa que vive no Brasil precisa do SUS!

Por oferecer uma cobertura completa e com diversos serviços que vão desde a simples avaliação de pressão arterial até cirurgias complexas de transplante. Todo cidadão no Brasil utiliza o SUS, seja pelo atendimento médico ou por meio da fiscalização de seus órgãos reguladores. Defendê-lo não só garante justiça social, como assegura a permanência dessa conquista social. 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.