Isabella Botelho; 04/12/2020 às 11:00

2 anos do Mercadizar: um rio de informações

Estamos felizes em celebrar e relembrar nossa trajetória até aqui

Com o intuito de nacionalizar a palavra “Marketing”, Mercadizar significa oferecer algo ao mercado. Lançado oficialmente na noite do dia 04 de dezembro de 2018, durante a 8ª edição do Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing (PMKT), o Mercadizar veio para oferecer ao mercado da comunicação amazonense e da região Norte a oportunidade de ser visto e, sobretudo, reconhecido.

Criado por Eulália Ribeiro, CEO da VR Assessoria em Marketing e Comunicação e Diretora Executiva da agência de publicidade Mene & Portella, o Mercadizar era, segundo ela, um sonho antigo, guardado há mais de 10 anos. Em 2018, no entanto, ela decidiu tirá-lo do papel. Assim, nasceu o primeiro portal dedicado exclusivamente à comunicação da Região Norte.

“Eu sempre pensei num portal que pudesse gerar notícias para o mundo, olha que confiança. Esse sonho estava guardado há uns 10 anos. Quando eu falei com as pessoas naquela época, eu dizia que nós precisávamos mostrar a nossa Amazônia, mostrar o que a gente faz, nossas riquezas, nossa comunicação… E o projeto ficou guardado. Quando eu encontrei as pessoas certas, como a Mari [Mariana Moreira, Diretora Executiva do Mercadizar], eu disse: ‘Mari, quando você terminar o seu projeto, vem trabalhar com a gente. Começa aos poucos…’. Depois veio as outras pessoas que estão na equipe hoje. Agora tá tudo certo e isso muito me orgulha. Olha, quanta gente linda com capacidade para transformar o Mercadizar do meu sonho em realidade, hoje nós somos isso. E a revista vem para dar um ‘start’ nesse novo empreendimento que é nosso. O sonho é meu e a realização é de todos nós”.

Com o intuito muito bem definido de falar sobre a comunicação de nossa região, também vimos a necessidade de falar sobre a rica cultura do Norte, sobre as nossas pessoas, sobre nós. Hoje, o Mercadizar completa 2 anos no mercado. Com valores fortes – defesa da Amazônia e dos povos indígenas, respeito e incentivo à diversidade e inclusão, apoio às mulheres, à luta racial e à sustentabilidade -, o Portal Mercadizar tem 1.171 matérias publicadas no Portal, sendo 286 delas sobre comunicação, 254 sobre o Amazonas, 201 sobre mulheres, 119 sobre a população negra, o combate ao racismo e a questão racial e 117 sobre diversidade. Além disso, durante este período realizamos a Semana de Meio Ambiente e Comunicação com o intuito de promover a comunicação sustentável e reunindo profissionais e pesquisadores da área, e a Semana do Orgulho LGBTQI+, além de apoiar e divulgar eventos regionais, como o Passo a Paço, para o qual fizemos uma cobertura exclusiva durante todos os dias de festival, o Festival Audiovisual Pirarucurta e o Web’s e Tal. Também estivemos presentes em eventos nacionais, como o Rock in Rio, a Pixel Show, maior festival de criatividade da América Latina, e a Comic-Con Experience, evento brasileiro de cultura pop focado nas principais áreas dessa indústria como: videogames, histórias em quadrinhos, filmes e séries para TV. 

Com o tempo, decidimos mergulhar num novo projeto e fomos além: em agosto de 2019, lançamos a 1ª edição da Revista Mercadizar com o intuito de expandir nossos horizontes. “Destacar empresas, profissões e profissionais é um dos intuitos do Mercadizar, a fim de fomentar o desenvolvimento do mercado na Amazônia e aumentar sua visibilidade para o Brasil e para o mundo. Com divulgação de notícias e produção de conteúdos de qualidade acerca de temas relacionados ao mundo da Comunicação, Design e Produção Audiovisual, além de levantar bandeiras importantes como a sustentabilidade, preservação da Amazônia e respeito às diferenças de gênero, crenças, sexualidade e tudo o que engloba a diversidade”, afirma Mariana Moreira na carta de apresentação da Revista. 

Em dezembro de 2019, lançamos mais uma edição da Revista no 9º PMKT, realizado em 04/12, em comemoração ao aniversário de 1 ano do Mercadizar e dando continuidade ao trabalho desenvolvido na primeira revista: incentivar e valorizar a comunicação da região Norte. Nela é possível encontrar conteúdos variados como comunicação não-violenta, privacidade de dados, entrevistas com profissionais locais, artigos de opinião, uma homenagem aos 80 anos do Batman, por exemplo.

Produzida por uma equipe 100% feminina, entre equipe fixa e colaboradoras convidadas, a 3ª edição, lançada em março deste ano como uma homenagem ao Mês da Mulher, a Mercadizar teve o intuito de exaltar diferentes mulheres, trazer conteúdos relevantes e incentivar discussões de temas como, por exemplo, o machismo e o racismo na publicidade manauara, saúde mental no mundo digital, feminicídio e muito mais. Além de contar a história de vida de 12 mulheres e uma homenagem póstuma a Lorena Baptista. Para Mariana, esta Revista pode ser considerada um desabafo. “Um pedido de socorro, um reconhecimento, um respiro, um ato de amor e esperança, uma resistência. É feita por elas, para elas, sejam elas quem forem”, afirmou.

Logo após o lançamento da 3ª edição, a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil e, em meados do mesmo mês, nossa equipe entrou em home office. Mesmo trabalhando à distância e com todas as dificuldades impostas pela adaptação a esta realidade, nos redescobrimos. Durante este período, promovemos, de maneira online, a 2ª Semana de Meio Ambiente e Comunicação e a 1ª Semana do Orgulho LGBTQI+. Também produzimos e lançamos a 4ª edição da Revista Mercadizar, cuja editoria é toda voltada à pandemia, e o documentário “Educação na Pandemia”, produzido em parceria com a Oro Creators. 

Num ano tão peculiar, marcado por tantas transformações mundo afora e meio a tantas incertezas, o Mercadizar seguiu seu curso e também mudou: expandimos nossos trabalhos para além do Norte, chegando também a outros cantos do país, mais especificamente São Paulo, com o objetivo de mostrar nosso Norte a todo o Brasil.

Sabemos que o futuro é incerto, mas garantimos que este é apenas o começo. 

Campanha 2 anos do Mercadizar: um rio de informações 

(Foto: Mercadizar)

Fazendo referência ao esplendoroso Rio Amazonas, o maior do mundo e classificado pelos pesquisadores como um rio novo, lar da maior diversidade de animais aquáticos, ele ainda está em processo de cavar o seu berço para construir seu espaço de maneira forte e rica em diversidade. Ainda que o caminho faça curvas sinuosas, ele chega ao seu destino e deságua no oceano com um grande volume e fluxo de água corrente, o que faz referência a trajetória e objetivo do Mercadizar: um portal novo que busca ocupar seu espaço de maneira representativa, resistente e diversa. Seu objetivo é levar a nossa região para desaguar em outras, enfrentando todos os desafios dessa sinuosa caminhada e trazendo um grande volume de informação num fluxo frequente. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.