Thaís Andrade; 24/04/2024 às 19:17

Escritor manauara Vitor Gusmão concorre ao prêmio Reflexo Literário

O poeta concorre com o livro de poesias 'Sentimentos e Vivências'

O escritor manauara Vitor Gusmão está concorrendo ao prêmio nacional Reflexo Literário com o seu livro de poesias “Sentimentos e Vivências”. A obra concorre nas categorias “Autor Revelação” (Vitor Gusmão) e “Melhor livro de poesia” (“Sentimentos e Vivências”).

Imagem: Acervo pessoal

O prêmio Reflexo Literário está em sua terceira edição, e a escolha dos seus finalistas acontece por meio de votação popular. As votações para a obra de Vitor Gusmão podem ser feitas por meio do link até o dia 29 de abril.

“Sentimentos e Vivências” também fez com que Vitor Gusmão se tornasse finalista do Prêmio Ecos da Literatura. O escritor concorre nas categorias “Melhor Livro de Poesia”, “Autor Revelação” e “Melhor Livro Nacional”. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 25 de maio em São Paulo.

Sobre a obra 

A publicação do livro de estreia do autor é fruto da participação de Vitor Gusmão no concurso literário “Viva com estilo… espalhe poesia”, promovido pela Editora Brunsmarck, com apoio da comunidade Estilo & Poesia. Classificado em sexto lugar no concurso, Vitor teve como prêmio a publicação do livro. 

“Sentimentos e Vivências” é composto por poemas, com versos que retratam os dilemas do cotidiano jovem. Traz versos que abordam temas como traumas, perdas, desafios, erros, aprendizados e recomeços, além de abordar questões relacionadas ao amor – da espera até encontrar alguém para vivenciar um romance, passando pelas vertentes do amor e a experiência de viver um relacionamento e aprender a lidar com o seu término, até posteriormente sentir-se preparado para seguir adiante e estar aberto para viver novas experiências, desta vez com uma maior bagagem de vida e, mesmo com os entraves da vida, sabendo olhar para o futuro com um olhar de esperança e otimismo.

Sobre o autor

Atualmente, Vitor Gusmão é estudante do curso de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  É coautor de várias antologias poéticas, entre elas “À flor da pele”, “Tempo”, “Falando de Amor e Dor” e  “Enquanto houver poesia”.

No ano de 2021, venceu o 17° Concurso Estudantil de Poesia do Fescete. Em 2022, foi empossado como Acadêmico Internacional da Febacla e ficou em segundo lugar no 18° Concurso Estudantil de Poesia do Fescete. Também no ano de 2022, recebeu o Prêmio Personalidade do Ano, promovido pela Editora Mágico de Oz. “Sentimentos e Vivências” é o seu primeiro livro.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.