O escritor manauara Vitor Gusmão foi indicado ao Prêmio Ecos da Literatura, que estimula e valoriza a literatura nacional.
Com o seu primeiro livro publicado, “Sentimentos e Vivências”, o autor concorre nas categorias “Melhor Livro de Poesia”, “Autor Revelação” e “Melhor Livro Nacional”.
“Fiquei bastante feliz por estar participando do Prêmio Ecos da Literatura porque vivemos em uma região onde a literatura e a cultura, em geral, não são tão valorizadas quanto deveriam. Então, ser um jovem escritor do Amazonas conseguindo participar de uma premiação literária a nível nacional é bastante importante, não só para mim, mas para outros escritores também”, destaca o autor.
As votações para o prêmio seguem até 10 de março, e podem ser efetuadas no link.
“Gostaria de poder contar com o apoio da população para que eu consiga trazer esses prêmios para o nosso estado”, afirma Vitor Gusmão.
Sobre a obra
A publicação do livro de estreia do autor é fruto da participação de Vitor Gusmão no concurso literário “Viva com estilo… espalhe poesia”, promovido pela Editora Brunsmarck, com apoio da comunidade Estilo & Poesia. Classificado em sexto lugar no concurso, Vitor teve como prêmio a publicação do livro.
“Sentimentos e Vivências” é composto por poemas, com versos que retratam os dilemas do cotidiano jovem. Traz versos que abordam temas como traumas, perdas, desafios, erros, aprendizados e recomeços, além de abordar questões relacionadas ao amor – da espera até encontrar alguém para vivenciar um romance, passando pelas vertentes do amor e a experiência de viver um relacionamento e aprender a lidar com o seu término, até posteriormente sentir-se preparado para seguir adiante e estar aberto para viver novas experiências, desta vez com uma maior bagagem de vida e, mesmo com os entraves da vida, sabendo olhar para o futuro com um olhar de esperança e otimismo.
Sobre o autor
Atualmente, Vitor Gusmão é estudante do curso de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É coautor de várias antologias poéticas, entre elas “À flor da pele”, “Tempo”, “Falando de Amor e Dor” e “Enquanto houver poesia”.
No ano de 2021, venceu o 17° Concurso Estudantil de Poesia do Fescete. Em 2022, foi empossado como Acadêmico Internacional da Febacla e ficou em segundo lugar no 18° Concurso Estudantil de Poesia do Fescete. Também no ano de 2022, recebeu o Prêmio Personalidade do Ano, promovido pela Editora Mágico de Oz. “Sentimentos e Vivências” é o seu primeiro livro.
“Fazer literatura na região Norte é ter resistência, é fazer porque você ama muito e também é uma forma de inspirar outras pessoas e outras gerações. Assim como no passado tivemos grandes escritores, temos grandes escritores hoje e teremos amanhã. É preciso que haja uma continuidade”, afirma o artista.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.