Isabella Botelho; 16/11/2021 às 15:00

Curso de figurino para teatro ministrado por Melissa Maia está com as inscrições abertas em Manaus

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira, 19

O “Curso de figurino para teatro – pesquisa, criação e confecção de figurinos com efeito cênico”, que pretende repassar conhecimentos teóricos e práticos aos interessados em trabalhar na área, está com inscrições abertas. Ministrado pela figurinista amazonense Melissa Maia, acontecerá de 20 de novembro a 8 de dezembro e será o primeiro a ser realizado em Manaus abrangendo todas as etapas do processo criativo de teoria e prática de figurino. São oferecidas 20 vagas limitadas e as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário

Abordando questões teóricas e práticas necessárias para produção de um figurino, o curso terá uma carga horária média de 35 horas semanais. Além de vivenciarem estudos técnicos, os participantes também acompanharão o processo de produção de figurinos do Concerto de Natal da Secretaria de Cultura e, ao final do curso, desenvolverão um projeto de figurino para a obra clássica Romeu e Julieta, de William Shakespeare, recebendo certificado de participação ao final do curso. 

Para a figurinista, o figurino tem como função a apresentação dos personagens ao espectador, responsável por contar a história, situar a época, a localidade e elementos que o texto e diálogos nem sempre deixam explícito, trazendo também características do personagem tanto pela forma, psicológico, cores e texturas. “O figurino nos permite viajar em novas histórias e traduzir todo o universo e a bagagem que carregamos, o figurinista precisa gostar de contar histórias porque é isso nos permite produzir genuinamente a partir do que imaginamos”. 

Nascida em Manaus, Melissa é formada em Design de moda pelo CIESA em Manaus, e Pós Graduada em Cenografia e figurino pela Faculdade Belas Artes, atualmente voltou a Manaus, depois de um hiato de 9 anos em São Paulo. Fez teatro no Centro Cultural Cláudio Santoro e foi bailarina clássica na Companhia Brasileira de Ballet, RJ. Teve destaque e foi finalista do quadro “Como manda o figurino” no Fantástico pela Rede Globo, trabalhou em produções de ópera no Festival Amazonas de Ópera como atriz, figurante e figurinista. Já teve trabalhos no audiovisual, um deles sendo premiada como melhor figurino no longa-metragem “O Poço Musical” , Prêmio de Melhor Figurino no 8º Festival de Teatro da Amazônia e no Prêmio Cenym 2020 com o espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”.

O projeto foi contemplado no Edital Prêmio Feliciano Lana – Aldir Blanc 2020, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. 

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.