BrasilMundoNotícias

O impacto de uma quarentena na saúde mental

Os casos de infecção por coronavírus continuam a se espalhar pelo Brasil e pelo mundo. Em resposta, os governos e organizações de saúde compartilham diariamente as recomendações para, de alguma forma, suavizar a transmissão do covid-19. Algumas dessas práticas sugerem suspender os eventos públicos e evitar aglomerações de pessoas. Nas redes sociais, uma campanha intensa pelo distanciamento e pelo isolamento social tem sido discutida e cada vez mais incentivada. 

A saúde física da população infectada com o vírus é a preocupação mais urgente da pandemia, mas não é a única. Os desdobramentos da crise também causam impacto negativo na saúde mental das pessoas. Agora, para ansiosos ou não, chegou o período de quarentena. Muitas empresas, inicialmente, mandaram seus funcionários trabalharem de casa e, agora, o isolamento social da população em geral já é recomendado. Sabemos que o isolamento social é um privilégio de classe e que muitos trabalhadores simplesmente não podem deixar de trabalhar pela sua sobrevivência, outros precisam atuar na primeira linha de enfrentamento ao vírus (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, por exemplo) e muitos trabalham para que estejamos bem em casa (servidores públicos, jornalistas e profissionais dos serviços essenciais como fornecimento de água e energia). O bom senso pede que, por eles e por nós mesmos, não vamos para festas, eventos, restaurantes e evitemos qualquer tipo de aglomeração. Mas os dias em casa se tornam cada vez mais difíceis. 

Você está enviando um e-mail, preenchendo uma planilha ou regando as plantas. De repente, começa: angústia, coração acelerado, mão suando, medo, aperto no peito e uma vontade de sair correndo. Só quem sofre de ansiedade reconhece e sabe o peso que cada um desses sintomas carrega. Eles chutam a porta e abrem uma fábrica de pensamentos provida de uma criatividade impressionante. Em uma rotina que já é marcada pelo bombardeamento constante de informações e incertezas a respeito dos cenários local e mundial, soma-se a falta de convívio social decorrente da necessidade de diminuição do contato para conter a propagação do vírus. Essa é uma receita que pode afetar o psicológico de diversas formas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia com dezenas de recomendações, dirigidas a diferentes grupos, de como enfrentar as consequências psicológicas da pandemia. Nas redes sociais, o debate sobre ansiedade na quarentena tem sido amplamente discutido. Muitas pessoas têm publicado listas de livros, filmes e séries para os outros assistirem e não sofrerem tanto com o distanciamento social. 

Reunimos abaixo as principais indicações desses materiais sobre o que fazer para cuidar desse aspecto da saúde:

Consumo de informação

Limitar o tempo gasto acompanhando notícias sobre a pandemia. A OMS recomenda procurar atualizações em horários definidos, apenas uma ou duas vezes por dia, por exemplo. Sempre procure se informar através de fontes confiáveis. 

Rotina

Manter uma rotina tanto quanto possível, executando tarefas diárias. Incluir uma variedade de momentos de relaxamento.

Saúde e bem-estar

Manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos mesmo dentro de casa, permanecer hidratado e ter contato com a luz do sol sempre que possível. 

Comunicação com familiares e amigos

Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas. Por mais que o isolamento social seja frustrante, vivemos uma era em que a tecnologia é capaz de ajudar a superar esse momento. Mantenha contato com sua família e os amigos através de todos os meios disponíveis. Engaje a própria família para compartilhar informações confiáveis sobre prevenção.

Estamos vivendo uma situação em que não há espaço para egoísmo. As palavras da vez são “empatia” e “consciência coletiva”. Muitos de nós nunca vivenciou uma crise como esta e estamos todos muito assustados. No entanto, precisamos manter a calma. A pandemia do covid-19 chegou e não apenas nos lembrou da nossa fragilidade, mas também que se não colocarmos o outro em primeiro lugar agora, todos sairemos perdendo.

Por mais que o isolamento social afete a saúde mental e faça as pessoas se sentirem sozinhas, é necessário trabalhar a ideia de que este é um momento delicado pelo qual todos devemos passar juntos. Durante essa pandemia, procure cultivar pensamentos positivos. Afinal, só há um caminho para superarmos isso: lutando juntos e pensando no outro.

Mais recentes

EntretenimentoEventos

Parintins Fun Fest realizará transmissão de Brasil x Escócia

Com programação gratuita de 24 a 28 de junho, o Parintins Fun Fest conta com shows, transmissão do Festival de Parintins, Orla Gastronômica e Feira Criativa em sua programação
EntretenimentoEventos

Shopping Grande Circular realiza durante o mês de junho o ‘Arraiá do Circular’

A programação conta com barracas de comidas típicas funcionando diariamente a partir de 12h e apresentações juninas aos finais de semana a partir de 19h no andar térreo do shopping
EntretenimentoEventos

Espetáculo ‘O Clube de Final de Verão’ chega aos palcos de Belém

Com estreia marcada para o dia 20 de junho às 20h no Teatro Casa Saulo Sisnando, o espetáculo ‘O Clube de Final de Verão’ promete retratar temas como amizade, amadurecimento e frustrações
Entretenimento

Inscrições para o 4º Cine RO seguem abertas até julho com participação gratuita

Evento recebe obras finalizadas a partir de 2025 e terá programação híbrida, incluindo mostra virtual em parceria com o Itaú Cultural Play
EntretenimentoEventos

Parintins Fun Fest realizará transmissão de Brasil x Escócia

Com programação gratuita de 24 a 28 de junho, o Parintins Fun Fest conta com shows, transmissão do Festival de Parintins, Orla Gastronômica e Feira Criativa em sua programação
EntretenimentoEventos

Shopping Grande Circular realiza durante o mês de junho o ‘Arraiá do Circular’

A programação conta com barracas de comidas típicas funcionando diariamente a partir de 12h e apresentações juninas aos finais de semana a partir de 19h no andar térreo do shopping
EntretenimentoEventos

Espetáculo ‘O Clube de Final de Verão’ chega aos palcos de Belém

Com estreia marcada para o dia 20 de junho às 20h no Teatro Casa Saulo Sisnando, o espetáculo ‘O Clube de Final de Verão’ promete retratar temas como amizade, amadurecimento e frustrações
Entretenimento

Inscrições para o 4º Cine RO seguem abertas até julho com participação gratuita

Evento recebe obras finalizadas a partir de 2025 e terá programação híbrida, incluindo mostra virtual em parceria com o Itaú Cultural Play

Relacionadas

AmazôniaMundo

Jovem atleta de Manaus disputa Mundial de Jiu-Jitsu nos Estados Unidos após sequência de pódios

Faixa azul de 16 anos representa o Amazonas no Campeonato Mundial da IBJJF, na Califórnia
AmazôniaNotíciasSociedade

Arqueira indígena do Amazonas conquista dois ouros no Grand Prix das Américas de Tiro com Arco

Atleta do povo Karapãna venceu disputas internacionais realizadas no Chile e reforçou preparação para o ciclo olímpico de 2028
Acessar o conteúdo