‘O Extraordinário Evanescer’ traz olhar sensível sobre solidão e afeto de uma mulher trans
Curta-metragem independente da Companhia Transversal de Artes Integradas propõe reflexão sobre marginalização e humanização de corpos trans
O curta-metragem “O Extraordinário Evanescer”, dirigido por Nicka e produzido pela Companhia Transversal de Artes Integradas, teve seu primeiro trailer divulgado nesta quarta-feira, 9 de abril. A produção independente amazonense aborda, de forma poética, a solidão e a busca por afeto de Nara, uma mulher trans que enfrenta rejeições constantes tanto da família quanto dos homens com quem se envolve.
A produção foi realizada de forma autônoma, durante cinco dias de filmagem em abril de 2024, em Manaus. Com uma estética intimista, a direção aposta em uma fotografia sensível, marcada por contrastes sutis e elementos simbólicos, como os fios vermelhos, que atravessam a narrativa como metáforas visuais do afeto interrompido.
Imagem: Thiago D Assunção
“Quando eu penso na temática do filme, penso na solidão. Não qualquer solidão, mas aquela que nos diz que mulheres trans não são escolhidas para viver histórias de amor. Estamos sempre à margem – do afeto, do trabalho, da vida. Com esse filme, queremos humanizar essas vivências e mostrar que, no fim, tudo o que buscamos é sermos vistas sob uma ótica mais afetiva”, reflete a diretora Nicka.
O filme conta com um elenco formado por Ana Julia Bertrand, Randy, Paulo Martins, Thiago Jesus, Thiago Assis e Rosa Malagueta. A direção é assinada por Nicka, com assistência de Lenine Charles e Jonas Alves. A produção foi realizada por Paulo Oliveira, Madu Borges e Thiago D Assunção.
Imagem: Thiago D Assunção
Ainda em fase de inscrição em festivais nacionais e internacionais, “O Extraordinário Evanescer” será lançado no segundo semestre de 2025 em local a ser divulgado nas redes sociais da Companhia (@ciatransversal). Enquanto aguarda os resultados das seleções, a equipe se prepara para levar o curta ao maior número de públicos possível, com foco na construção de diálogos sensíveis e necessários.
Sobre a Companhia Transversal de Artes Integradas
Imagem: Thiago D Assunção
A Companhia Transversal de Artes Integradas nasceu com a missão de oportunizar trabalho artístico para pessoas trans, especialmente nos campos do teatro e do audiovisual. Em 2024, a companhia estreou trabalhos teatrais com apoio de edital, entre eles o espetáculo Viper Paradise: “O Amor é Tão Longe”, considerado um marco cultural por ser o primeiro escrito, atuado e produzido integralmente por mulheres trans em Manaus. A peça abriu espaço para reflexões profundas sobre as dificuldades enfrentadas por essa população no processo de construir e manter afetos — temática que agora também se desdobra na linguagem cinematográfica por meio de “O Extraordinário Evanescer”.
Ficha Técnica
Direção: Nicka
Roteiro: Nicka
Assistente de Direção 1: Lenine Charles
Assistente de Direção 2: Jonas Alves
Direção de Arte: Julia Albuquerque, Clara Moreno, Angel
Produção: Paulo Oliveira, Madu Borges e Thiago D Assunção
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.