Comunicação

Por que o engajamento do Norte é tão grande?

Influenciadores, humor regional e representatividade ajudam a explicar por que conteúdos produzidos no Norte geram alta interação nas redes sociais

Historicamente pouco representada na mídia tradicional, a região Norte encontrou nas redes sociais um espaço para contar suas próprias histórias. Hoje, influenciadores e páginas de humor transformam o cotidiano em conteúdos virais, criando uma dinâmica de engajamento marcada pela identificação cultural e pela participação coletiva. 

Arte: Mercadizar

Durante décadas, a produção cultural amazônica teve circulação limitada nos grandes veículos nacionais. Com o avanço das redes sociais, criadores de conteúdo da região passaram a ocupar esse espaço, apresentando sotaques, expressões e referências locais para públicos cada vez mais amplos. 

Representatividade regional  

A identificação cultural aparece como um dos principais motores dessa interação. Ao reconhecer sotaques, costumes e experiências comuns, o público passa a consumir e compartilhar conteúdos com maior frequência, impulsionando tanto páginas regionais de humor quanto perfis que narram o cotidiano e valorizam elementos culturais da região. 

Entre os exemplos de páginas que transformam o cotidiano regional em conteúdo digital estão perfis de humor como Willian de Oliveira e Carla Evellyn, que utilizam situações do dia a dia e ganham tom cômico e viralizam a partir da identificação do público local.

Imagens: Reprodução Instagram @/owilliandeoliveira e @/icarlaevellyn

Além do humor, as redes sociais também se tornaram um espaço de visibilidade para debates culturais e políticos da região. 

Criadores e ativistas indígenas como Samela Sateré Mawé e Txai Suruí têm utilizado essas plataformas para compartilhar vivências, discutir identidade e ampliar o alcance de pautas relacionadas à cultura e aos territórios amazônicos.

Sâmela Sateré Mawé, estudante de Biologia, artesã, comunicadora indígena e ativista climática e das questões indígenas. Imagem: Nathalie Brasil.| Txai Suruí, Indígena e única brasileira a discursar na abertura oficial da COP 26. Imagem: Gabriel Uchida

Outra vertente desse engajamento aparece em criadores que utilizam as redes para contar histórias sobre a Amazônia. 

Perfis como Vito, Marcus Pessoa, conhecido pelo perfil @noamazonas, e Kadu Alvorada apostam em conteúdos voltados ao storytelling regional, abordando cultura, revisitando memórias, curiosidades e outros aspectos da região. 

Victor Israel (Vito), Marcus Pessoa (@noamazonas) e Kadu Alvorada. Imagens: Reprodução/Internet

Alcance nacional

A forte interação também ganhou destaque nacional com a participação de Isabelle Nogueira no Big Brother Brasil 2024, quando a representatividade regional passou a mobilizar o público do Norte nas redes sociais. 

Durante o reality, conteúdos sobre cultura amazônica, expressões locais e referências ao Festival Folclórico de Parintins circularam com maior intensidade, impulsionados por criadores e páginas regionais. 

O engajamento também se refletiu fora das redes sociais. Em Manaus, o público se reuniu no Largo de São Sebastião para acompanhar a final do Big Brother Brasil em um telão montado no local. 

A cena, registrada em fotos e vídeos que circularam nas redes, simbolizou o alcance da mobilização em torno de Isabelle Nogueira, que conseguiu reunir, em um mesmo momento, torcedores de Garantido e Caprichoso. 

Público acompanhando a final do BBB 24 no Largo de São Sebastião | Isabelle Nogueira sendo recebida em Manaus pelos Boi Caprichoso e Garantido. Imagens: Reprodução/Internet

Pertencimento cultural

Especialistas apontam que, na região Norte, o engajamento costuma estar diretamente ligado ao sentimento de pertencimento cultural. Diferente de interações motivadas apenas por tendências virais, parte significativa das mobilizações digitais surge da identificação com elementos regionais. 

Nesse cenário, influenciadores e páginas locais expandem o alcance das narrativas amazônicas nas redes sociais. 

O que antes circulava de forma restrita passa a ganhar novos públicos, mostrando que o engajamento digital da região está profundamente conectado à valorização cultural e à construção de identidade no ambiente online. 

Mais recentes

ComunicaçãoSociedade

Mídia Indígena atualiza mapeamento nacional de comunicadores

Levantamento busca identificar quem produz comunicação em territórios, aldeias, cidades, coletivos e redes de diferentes regiões do Brasil
Arte

Espetáculo ‘P. Help – Inquietudes com o Fim’ inicia programação gratuita em Manaus

Neste mês, montagem teatral do NITAP passará por espaços culturais de diferentes zonas da cidade antes da estreia, em outubro
Mundo

Wallace Abreu lança ‘Clotilde’, novo livro infantil

Obra será apresentada nos dias 17 e 18 de setembro, em Manaus, e aborda afeto, responsabilidade e vínculos com animais de estimação
Música

Alaídenegão lança ‘Segue o Tempo’ com banda argentina

Single chega às plataformas nesta quinta-feira (10) pela Warner Music Brasil e marca o primeiro feat internacional do grupo amazonense
ComunicaçãoSociedade

Mídia Indígena atualiza mapeamento nacional de comunicadores

Levantamento busca identificar quem produz comunicação em territórios, aldeias, cidades, coletivos e redes de diferentes regiões do Brasil
Arte

Espetáculo ‘P. Help – Inquietudes com o Fim’ inicia programação gratuita em Manaus

Neste mês, montagem teatral do NITAP passará por espaços culturais de diferentes zonas da cidade antes da estreia, em outubro
Mundo

Wallace Abreu lança ‘Clotilde’, novo livro infantil

Obra será apresentada nos dias 17 e 18 de setembro, em Manaus, e aborda afeto, responsabilidade e vínculos com animais de estimação
Música

Alaídenegão lança ‘Segue o Tempo’ com banda argentina

Single chega às plataformas nesta quinta-feira (10) pela Warner Music Brasil e marca o primeiro feat internacional do grupo amazonense

Relacionadas

Comunicação

LATINA lança edital com quatro bolsas de US$ 1 mil para levar reportagens a novos públicos

Seleção é aberta a jornalistas, comunicadores e veículos independentes da América Latina; inscrições encerram em 5 de setembro
ComunicaçãoMeio Ambiente

Inscrições para edital de projetos de comunicação vão até 31 de agosto

Chamada pública lançada pelo iCS no valor de R$ 4 milhões vai selecionar propostas que apresentem soluções inovadoras para engajar a sociedade na agenda do clima
ComunicaçãoNotícias

‘Olá, salve, salve!’: Dudu Monteiro de Paula prepara lançamento de livro autobiográfico

A obra acompanha os 76 anos de idade do comunicador, e seus 53 anos de carreira no jornalismo
Acessar o conteúdo