Thaís Andrade; 25/04/2024 às 17:33

#MercadizarEntrevista: Semana do Quadrinho Nacional de Manaus e o fomento à arte amazônida

Em entrevista exclusiva, o idealizador do projeto, Evaldo Vasconcelos, e a organizadora responsável Sâmela Hidalgo falam sobre a história da SQNM e a importância de iniciativas de incentivo às HQs nortistas

Anualmente, Manaus é sede do principal evento de fomento à produção de histórias em quadrinhos do Amazonas. A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus (SQNM) surgiu em 2019, idealizada pelo roteirista e produtor cultural, Evaldo Vasconcelos, em parceria com outros artistas locais. O projeto promove a valorização e visibilidade dos talentos do Norte, na área de produção de HQs.

Neste ano, o evento acontece entre 26 e 28 de abril na Biblioteca Pública do Amazonas e no Palacete Provincial, ambos no Centro Histórico da capital, das 14h às 20h, levando ao público exposições, oficinas, palestras, lançamentos de livros e revistas, Artists’ Alley com artistas locais e convidados nacionais, e mesas de autógrafos. 

Ao Mercadizar, Evaldo Vasconcelos e Sâmela Hidalgo – editora de HQs, idealizadora do projeto Norte Em Quadrinhos e organizadora responsável pela SQNM – contaram a história do evento, seus objetivos e explicaram a importância de iniciativas que pensam na formação de artistas, promovam trocas de experiências e debates sobre as criações nacionais de histórias em quadrinhos. 

A idealização da SQNM

Evaldo Vasconcelos conta que a Semana do Quadrinho Nacional de Manaus realizou sua primeira edição em 2019, inspirada na participação do roteirista no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) de 2018.

“Quando a gente chegou em Belo Horizonte, vimos que o evento não era uma mera feira: tinham exposições, palestras, uma série de estruturas que davam atrações para o público e que davam maior visibilidade para os artistas e que faziam uma ponte, o público conhecia novos artistas, o artista interagia com outros artistas e fazia contatos profissionais. O evento fazia uma ponte também com as editoras, então também abria a possibilidade dos artistas publicarem por editoras e era algo bem mais amplo do que nós temos aqui em Manaus”.

Com o exemplo de como este tipo de evento pode ser um espaço de troca de experiências e de fomento da produção de HQs, Evaldo Vasconcelos idealizou a primeira edição da SQNM. O artista explica que ao longo das edições, com a expansão do evento, os objetivos foram se adaptando. A primeira edição ocorreu em formato de feira de HQs no Largo de São Sebastião. Com a repercussão positiva, as edições seguintes se ampliaram e passaram a oferecer exposições, palestras, convidados, qualificação a artistas, oficinas, entre outras atividades. 

Sâmela Hidalgo, umas organizadoras responsáveis pela SQNM, explica alguns dos objetivos do projeto:

“Os principais objetivos do evento da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus são dar visibilidade aos quadrinhos amazonenses, movimentar a produção local, destacar os artistas locais e promover um intercâmbio cultural que posicione Manaus, o Amazonas e a região Norte como importantes polos de eventos de quadrinhos no Brasil. O evento também pretende evidenciar a crescente produção de quadrinhos na região, ajudando a descentralizar essa produção e mostrando que no Amazonas há obras e artistas incríveis, repletos de histórias e cultura riquíssima para compartilhar com o país.”

Para Evaldo Vasconcelos, fomentar a produção de quadrinhos nortistas é o foco do planejamento do evento. O idealizador explica que tenta fazer com que a iniciativa não sirva somente como uma vitrine para as obras apresentadas, e sim como um espaço que gere retorno para a formação dos artistas locais, criando condições para que toda a cadeia produtiva de histórias em quadrinhos seja melhorada para os artistas.

“A importância do evento na promoção da produção de quadrinhos na região nortista é significativa, principalmente para unir esforços e inspirar e ajudar outros estados da região a promoverem eventos semelhantes. Um exemplo notável é a influência da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus na criação da Feira de Quadrinhos Roraimense há alguns anos. Atualmente, essa feira é uma importante aliada e parceira do evento, com ambos alinhando seus calendários para se fortalecerem mutuamente e compartilharem convidados. O Pará, por exemplo, é um estado com uma produção de quadrinhos robusta, já reconhecida nacionalmente por suas obras. Ao unir esforços com outros estados da região Norte, como Amapá e Roraima, podemos fortalecer ainda mais a presença e a importância da região amazônica no mercado de quadrinhos. Essa colaboração pode criar uma rota de eventos que destaque a força e o potencial representativo da região Norte no cenário dos quadrinhos, além de inserir os artistas dessa região no mercado nacional, proporcionando encontros entre eles e profissionais da área. Isso amplia a cadeia de produção e o profissionalismo local, viabilizando o reconhecimento e a profissionalização do trabalho desses artistas”, destaca Sâmela Hidalgo.

Na edição de 2024, a Semana do Quadrinho Nacional de Manaus levará ao público quadrinistas nacionais, promovendo também o contato entre artistas de diferentes regiões. Evaldo Vasconcelos explica que esta troca é importante para as possibilidades de parceria de trabalho, além de permitir com que experiências sobre as realidades na Amazônia sejam trocadas entre os artistas participantes do evento com o objetivo de debater e evitar a produção de obras com temática amazônica que reforçam estereótipos e preconceitos comuns sobre a região.

A programação completa da sexta edição da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus pode ser acessada na matéria completa do Mercadizar.com.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.