Isabella Botelho; 04/05/2022 às 15:00

Indígenas Yanomami desaparecem após comunidade ser queimada

Comunidade está desaparecida após denunciar crimes de garimpeiros

Após denúncias dos crimes cometidos por garimpeiros na comunidade Arakaçá, na região de Waikás, em Roraima, na semana passada, a área foi encontrada queimada e os mais de 20 indígenas que ali habitavam desapareceram. A informação foi dada por equipes da Polícia Federal que foram à região na sexta-feira, 29 de abril.

Nas redes sociais, ativistas indígenas, artistas, personalidades e a sociedade civil iniciaram a campanha “Cadê os Yanomami?”, cobrando por respostas e investigações do desaparecimento dos indígenas. Até o momento do fechamento deste conteúdo, não havia novas informações a respeito do caso.

A nova ação criminosa aconteceu após lideranças indígenas denunciarem que garimpeiros, que exploram a região de maneira ilegal, invadiram a comunidade e sequestraram uma adolescente de 12 anos e uma criança de três anos, levando-as a um barco, onde estupraram a menina, que foi a óbito, e a criança caiu no rio.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.