Ariel Bentes; 14/06/2020 às 12:03

“What’s Next Brazil? Alternativas para múltiplos desafios” é tema do Brazil Forum UK, que inicia em 15 de junho

Evento realizado por estudantes brasileiros promove diálogo online entre personalidades como Luís Roberto Barroso, Rodrigo Maia, Conceição Evaristo e Ailton Krenak

Em meio a uma pandemia que agrava problemas já existentes no país, a conferência Brazil Forum UK promete ser palco para que atores de diferentes perspectivas discutam alternativas urgentes e necessárias. Com o tema “What’s Next, Brazil? Alternativas para múltiplos desafios”, a quinta edição do Fórum, que ocorre anualmente na Inglaterra, será realizada a partir de 15 de junho de forma virtual, com transmissão gratuita em parceria com o jornal “Estadão”.

Dividido em onze painéis, o Brazil Forum UK 2020 tratará de temas como política, meio ambiente, economia e desenvolvimento. Além das discussões, o Fórum contará com duas entrevistas especiais na abertura, dia 15 de junho. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, conversarão sobre governança pública com o brasilianista e professor da Universidade de Oxford, Timothy Power.

Os painéis serão mediados por estudantes brasileiros vinculados a instituições no Reino Unido, responsáveis também pela curadoria independente do evento, e dois dos brasileiros participantes do Brazil Forum UK 2020 são do estado do Amazonas, Leornado Souza, estudante do mestrado (LLM) em Resoluções de Disputas Internacionais na Queen Mary, e Mariana Filizola, bolsista Chevening e mestranda do programa de Digital Media and Education na University College London (UCL).

View this post on Instagram

No painel de Ciência, o reitor da Unicamp @mknobel, a professora da Unifesp Helena Nader, o biólogo e divulgador científico @pirulla25 e a socióloga e professora da UFRGS Soraya Vargas Cortês debatem o papel da Ciência no desenvolvimento do país, a aproximação da academia e da sociedade e o futuro da produção científica brasileira em todas as áreas de conhecimento. A moderação será de @marianafil da University College London.📱Você pode assistir on-line e gratuitamente, dia 22/06 às 17h BR / 9P.M. UK. ———- In the Science panel, four guests will discuss the role of science in Brazil's development, how to bring the academic debate closer to society and the perspectives for the future of scientific production. 📱You can watch it on-line and for free, 22/06 at 17h BR / 9P.M. UK. https://www.brazilforum.org/ #brforum2020 #whatsnextbrazil

A post shared by Brazil Forum UK (@brazilforum) on

Mariana, mediadora do painel que irá debater o papel da Ciência no desenvolvimento do Brasil, contou ao mercadizar.com como está sendo a preparação para o evento e as suas expectativas.  

“Participar da organização do Fórum já está sendo uma experiência sensacional. Por causa da pandemia, pela primeira vez o Forum vai ser totalmente digital e gratuito e, com isso, mais pessoas vão ter acesso ao evento. Nós temos nomes de altíssimo nível nos painéis, o que deixou a gente bastante orgulhoso e empolgado para ouvir o que vai ser debatido. Já em relação ao painel que eu vou moderar, é um misto de emoções. Eu estudo aqui mídias digitais e educação e uma das vertentes que eu pesquiso é a questão do acesso à informação, que tem relação com o acesso à ciência. O que a gente vai trazer para o debate é: de que forma isso está acontecendo? O que a crise do coronavírus trouxe de positivo? Eu estou muito feliz de mediar esse painel, pois de certa forma meus próprios anseios vão estar refletidos também no roteiro que a gente elaborou. São anseios de uma pesquisadora, filha de um pesquisador e que acredita que a ciência tem um potencial enorme para levar o nosso país cada vez mais longe”, disse Mariana.

Além disso, o evento contará com a participação de lideranças do poder público como painelistas, como o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o ex-candidato à presidência Ciro Gomes; ambientalistas e defensores dos direitos humanos como Adriana Ramos, Valéria Porto, do movimento quilombola e o líder indígena Ailton Krenak. Personalidades da academia e da iniciativa privada também comporão os painéis, como as pesquisadoras Rosana Pinheiro-Machado, Helena Nader e Monica de Bolle, a escritora Conceição Evaristo e os gestores culturais Eduardo Saron e João Leiva.

Luís Roberto Barroso, em uma das edições que participou, afirmou que uma das maiores qualidades do Fórum é a pluralidade de visões trazidas para o debate: “O Brazil Forum UK é um dos melhores eventos acadêmicos para refletir sobre nosso país. Há o compromisso da organização e dos palestrantes em criar um ambiente onde as pessoas verdadeiramente ouçam umas às outras”, afirmou o Ministro.

Temas

A quinta edição do Fórum reunirá 40 personalidades de todas as regiões brasileiras em 11 painéis que abordarão temas como Novas Ideologias e Disputas Políticas, o Futuro da Economia Brasileira e Mundial, os Desafios da Cultura, as Mulheres e a Pandemia, a China e as Relações Internacionais do Brasil e a Crise na Ciência.

Entre os destaques da edição está o painel sobre a crise na saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde – SUS, que terá a participação do doutor Drauzio Varella, médico oncologista, da doutora em Saúde Pública Ligia Bahia e de Gilson Rodrigues, líder comunitário à frente da ação coletiva solidária contra a Covid-19 em Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade de São Paulo.

Transmissão

Os painéis serão transmitidas ao vivo do dia 15 de junho a 10 de julho, sempre às segundas, quartas e sextas, às 17h (horário de Brasília), 16 horas em Manaus, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição. O Brazil Forum UK vai ao ar em parceria com o Estadão, por meio das redes sociais do jornal e do próprio Brazil Forum UK. Haverá tradução simultânea para libras e para inglês.

Sobre o Brazil Forum UK

Brazil Forum UK é uma plataforma para debate plural, interdisciplinar e independente organizada por estudantes brasileiros vinculados a instituições  britânicas, com apoio da Universidade de Oxford, da London School of Economics and Political Science (LSE) e de diversos parceiros brasileiros.

Realizado desde 2016 na Inglaterra, o Fórum reúne lideranças reconhecidas para refletir sobre questões e desafios contemporâneos brasileiros em um ambiente inclusivo em torno de uma temática específica. Nas edições passadas já estiveram presentes nomes como a ex-ministra do Meio Ambiente (2003-2008) Marina Silva, a jornalista Mônica Bergamo, o governador do Maranhão Flávio Dino, a ex-candidata à vice-presidência Sonia Guajajara e o senador Major Olímpio.

O Brazil Forum UK já teve como temas “Repensar as estruturas”, “Fora da Polarização” e “30 anos da Constituição”. Em 2019, a quarta edição do Brazil Forum UK debateu “Diálogos para uma agenda construtiva”, convidando atores dos setores público e privado a debater juntos em meio a um cenário de polarizações.

Para assistir o evento, acesse www.estadao.com.br ou as redes sociais do Brazil Forum UK.

Site: https://www.brazilforum.org/

Facebook: https://www.facebook.com/brazilforum/

Instagram: https://www.instagram.com/brazilforum/

Twitter: https://twitter.com/brazil_forum

Youtube: https://www.youtube.com/BrazilForum

Fonte: Assessoria Brazil Forum UK

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.