Em meio a uma pandemia que agrava problemas já existentes no país, a conferência Brazil Forum UK promete ser palco para que atores de diferentes perspectivas discutam alternativas urgentes e necessárias. Com o tema “What’s Next, Brazil? Alternativas para múltiplos desafios”, a quinta edição do Fórum, que ocorre anualmente na Inglaterra, será realizada a partir de 15 de junho de forma virtual, com transmissão gratuita em parceria com o jornal “Estadão”.
Dividido em onze painéis, o Brazil Forum UK 2020 tratará de temas como política, meio ambiente, economia e desenvolvimento. Além das discussões, o Fórum contará com duas entrevistas especiais na abertura, dia 15 de junho. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, conversarão sobre governança pública com o brasilianista e professor da Universidade de Oxford, Timothy Power.
Os painéis serão mediados por estudantes brasileiros vinculados a instituições no Reino Unido, responsáveis também pela curadoria independente do evento, e dois dos brasileiros participantes do Brazil Forum UK 2020 são do estado do Amazonas, Leornado Souza, estudante do mestrado (LLM) em Resoluções de Disputas Internacionais na Queen Mary, e Mariana Filizola, bolsista Chevening e mestranda do programa de Digital Media and Education na University College London (UCL).
https://www.instagram.com/p/CBQhvocnfTQ/
Mariana, mediadora do painel que irá debater o papel da Ciência no desenvolvimento do Brasil, contou ao mercadizar.com como está sendo a preparação para o evento e as suas expectativas.
“Participar da organização do Fórum já está sendo uma experiência sensacional. Por causa da pandemia, pela primeira vez o Forum vai ser totalmente digital e gratuito e, com isso, mais pessoas vão ter acesso ao evento. Nós temos nomes de altíssimo nível nos painéis, o que deixou a gente bastante orgulhoso e empolgado para ouvir o que vai ser debatido. Já em relação ao painel que eu vou moderar, é um misto de emoções. Eu estudo aqui mídias digitais e educação e uma das vertentes que eu pesquiso é a questão do acesso à informação, que tem relação com o acesso à ciência. O que a gente vai trazer para o debate é: de que forma isso está acontecendo? O que a crise do coronavírus trouxe de positivo? Eu estou muito feliz de mediar esse painel, pois de certa forma meus próprios anseios vão estar refletidos também no roteiro que a gente elaborou. São anseios de uma pesquisadora, filha de um pesquisador e que acredita que a ciência tem um potencial enorme para levar o nosso país cada vez mais longe”, disse Mariana.
Além disso, o evento contará com a participação de lideranças do poder público como painelistas, como o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o ex-candidato à presidência Ciro Gomes; ambientalistas e defensores dos direitos humanos como Adriana Ramos, Valéria Porto, do movimento quilombola e o líder indígena Ailton Krenak. Personalidades da academia e da iniciativa privada também comporão os painéis, como as pesquisadoras Rosana Pinheiro-Machado, Helena Nader e Monica de Bolle, a escritora Conceição Evaristo e os gestores culturais Eduardo Saron e João Leiva.
Luís Roberto Barroso, em uma das edições que participou, afirmou que uma das maiores qualidades do Fórum é a pluralidade de visões trazidas para o debate: “O Brazil Forum UK é um dos melhores eventos acadêmicos para refletir sobre nosso país. Há o compromisso da organização e dos palestrantes em criar um ambiente onde as pessoas verdadeiramente ouçam umas às outras”, afirmou o Ministro.
Temas
A quinta edição do Fórum reunirá 40 personalidades de todas as regiões brasileiras em 11 painéis que abordarão temas como Novas Ideologias e Disputas Políticas, o Futuro da Economia Brasileira e Mundial, os Desafios da Cultura, as Mulheres e a Pandemia, a China e as Relações Internacionais do Brasil e a Crise na Ciência.
Entre os destaques da edição está o painel sobre a crise na saúde e o futuro do Sistema Único de Saúde – SUS, que terá a participação do doutor Drauzio Varella, médico oncologista, da doutora em Saúde Pública Ligia Bahia e de Gilson Rodrigues, líder comunitário à frente da ação coletiva solidária contra a Covid-19 em Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade de São Paulo.
Transmissão
Os painéis serão transmitidas ao vivo do dia 15 de junho a 10 de julho, sempre às segundas, quartas e sextas, às 17h (horário de Brasília), 16 horas em Manaus, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição. O Brazil Forum UK vai ao ar em parceria com o Estadão, por meio das redes sociais do jornal e do próprio Brazil Forum UK. Haverá tradução simultânea para libras e para inglês.
Sobre o Brazil Forum UK
Brazil Forum UK é uma plataforma para debate plural, interdisciplinar e independente organizada por estudantes brasileiros vinculados a instituições britânicas, com apoio da Universidade de Oxford, da London School of Economics and Political Science (LSE) e de diversos parceiros brasileiros.
Realizado desde 2016 na Inglaterra, o Fórum reúne lideranças reconhecidas para refletir sobre questões e desafios contemporâneos brasileiros em um ambiente inclusivo em torno de uma temática específica. Nas edições passadas já estiveram presentes nomes como a ex-ministra do Meio Ambiente (2003-2008) Marina Silva, a jornalista Mônica Bergamo, o governador do Maranhão Flávio Dino, a ex-candidata à vice-presidência Sonia Guajajara e o senador Major Olímpio.
O Brazil Forum UK já teve como temas “Repensar as estruturas”, “Fora da Polarização” e “30 anos da Constituição”. Em 2019, a quarta edição do Brazil Forum UK debateu “Diálogos para uma agenda construtiva”, convidando atores dos setores público e privado a debater juntos em meio a um cenário de polarizações.
Para assistir o evento, acesse www.estadao.com.br ou as redes sociais do Brazil Forum UK.
Site: https://www.brazilforum.org/
Facebook: https://www.facebook.com/brazilforum/
Instagram: https://www.instagram.com/brazilforum/
Twitter: https://twitter.com/brazil_forum
Youtube: https://www.youtube.com/BrazilForum
Fonte: Assessoria Brazil Forum UK
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.