Ariel Bentes; 29/07/2019 às 09:32

RP’s de Manaus são selecionadas para mestrado no exterior

Cleice Oliveira, finalista do curso de Relações Públicas da Ufam, e Mariana Filizola, assessora de comunicação na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, são as selecionadas

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), em 2017, o Brasil possuía 302 mil estudantes no exterior. Na época, esses estudantes movimentaram cerca de 3 bilhões de dólares em programas educacionais e, pela primeira vez, mestrado e doutorado aparecem entre os 10 programas mais procurados pelos futuros estudantes.

Em busca de novas experiências e oportunidades, as relações públicas Cleice Oliveira, finalista do curso de RP da Ufam e Mariana Filizola, assessora de comunicação na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc), decidiram fazer mestrado fora do Brasil. 

(Foto: Arquivo Pessoal)

Com 23 anos, Cleice está se formando no curso de Relações Públicas da Ufam e irá cursar o mestrado dual degree, diploma diplo, Master in International Business e Master in International Marketing na Hult International Business School, em Boston, Estados Unidos. O mestrado irá durar cerca de 1 ano e 2 meses e a estudante foi selecionada para uma bolsa parcial no programa. 

“Apareceu um anúncio da universidade no Facebook e eu queria ver o encarte para um trabalho da faculdade. Eu deixei meus contatos na página deles e eles me enviaram o encarte. Eu vi, mas não liguei muito pois eu não estava interessada em fazer mestrado agora.”, disse Cleice.

Cleice disse em entrevista ao Mercadizar, que o que lhe fez mudar de ideia é o fato de o programa ser de mestrado profissional. “Eles me ligaram e eu até achei que pudesse ser trote. Foi quando eles me explicaram tudo e me disseram que é um curso quase totalmente prático. As aulas são com cases reais de negócios e eu achei interessante porque é um mestrado profissional, então era bem o que eu queria. Assim, o processo começou no mês novembro. “, afirmou.

A Hult International Business School é uma escola global de negócios e possui diversos professores que também dão aula em Harvad, além de em cada turma cerca de 10% dos alunos serem de países diferentes.

“Eu acho que eu sou a única aluna da Ufam e do Norte do Brasil lá a ir esse ano. Tá sendo uma experiência muito enriquecedora, pois eu acredito que vai preencher lacunas que a gente tem na faculdade, além de ser algo totalmente novo para mim e bem fora da curva daquilo que eu achava que eu iria fazer depois que me formasse, por isso vai ser desafiador. “, afirmou.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Para Mariana, o interesse em estudar fora do país surgiu também durante a faculdade. De acordo com ela, a área da comunicação é muito ampla e essa será uma oportunidade para conhecer outras culturas. 

“Eu também acompanhei meu pai no doutorado dele na França por quatro anos. Acho que isso foi minha principal influência nessa jornada. Enquanto criança, acompanhando ele, isso impactou muito minha educação, meu jeito de ver o mundo e minhas relações. Agora que é “meu” caminho, é até difícil de imaginar!“, disse Mariana.

A assessora irá cursar o mestrado de Mídias Digitais, Cultura e Educação na University College London (UCL), na cidade de Londres. Um dos temas abordados no curso é o media literacy, área que une a comunicação e a educação. “Essa área me fascina muito porque acho fantástico que as crianças possam aprender desde cedo na escola a interpretar a mídia! Infelizmente é uma área difícil de se encontrar no Brasil, é um nicho muito específico. E a UCL é referência em políticas de comunicação, então foi um match perfeito!”, contou.

O mestrado da relações públicas é por meio da bolsa Chevening, oportunidade oferecida pelo próprio Governo Britânico. Além de Mariana, cerca de 40 brasileiros foram selecionados para estudar no Reino Unido e participar de uma formação de jovens líderes com encontros e atividades imersivas. Para ela, é uma oportunidade de fazer networking. “É sensacional poder estudar em uma das top universidades do mundo de graça! Tô muito empolgada em conhecer a estrutura toda do curso por lá!”, disse.

Tanto Cleice quanto Mariana viajarão em setembro deste ano.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.