Patrícia Patrocínio; 11/11/2021 às 16:30

Saberes e Letras lança livro que exalta a beleza dos cabelos de pessoas negras

O selo pertence à Paulinas Editora, que oferece vários livros cujos personagens principais são negros e com contos de origem africana

Em um país onde a população negra ainda busca referências culturais e históricas, enquanto os currículos escolares ainda não mostram de forma adequada, a representatividade das origens africanas de uma população que é maioria no Brasil, o selo Saberes e Letras apresenta um livro infantil que exalta a beleza do cabelo de uma menina negra. O selo pertence à Paulinas Editora, que oferece vários livros cujos personagens principais são negros e com contos de origem africana.

“Cabelindo”, de Lilyan Teles, com ilustrações de Rubem Filho, é uma obra que  apresenta, em forma de poesia, o encantamento de uma menina com as inúmeras possibilidades e descobertas que seu cabelo lhe proporciona, sempre chegando a uma só conclusão: seu cabelo é bonito! O livro tem um poder enorme ao reafirmar a autoestima de milhões de meninas negras, que muitas vezes sofrem preconceito por seus cabelos crespos.

Outro lançamento da Paulinas Editora é “O espanta-moscas”, de Rogério Andrade Barbosa, que trouxe um conto do povo Ashanti, de Gana, na África, sobre uma princesa que não consegue decidir com quem se casar. Além de ser um conto africano originário, é importante para a população negra do Brasil, pois mostra que sua origem não são “os escravos”, mas sim um povo altivo, com reis, rainhas, príncipes e princesas, que foi escravizado.

Sobre representatividade, a Paulinas Editora oferece, também, o livro “Pretinha de Neve e os sete gigantes”, que, subvertendo o conto original, tem uma protagonista negra, em um reino na África. No mês da Consciência Negra, a Paulinas acredita que oferecer livros com histórias sobre a África, representatividade e orgulho, principalmente para os leitores infantojuvenis, cria, como diz a premiada escritora Conceição Evaristo, “uma semântica de positividade por meio da literatura”.

Conheça os livros sobre a representatividade do povo negro:

Cabelindo (Saberes e Letras) – Lilyan Teles (ilustrações de Rubem Filho) – 24 páginas

O espanta-mostras (Paulinas) – Rogério Andrade Barbosa (ilustrações de Maurício Veneza) – 24 páginas

Pretinha de Neve e os sete gigantes (Paulinas) – Rubem Filho – 24 páginas

Amores em África (Paulinas) – Lenice Gomes – 94 páginas

Histórias da África (Paulinas) – Gcina Mhlophe – 60 páginas

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.