Patrícia Patrocínio; 23/09/2021 às 16:00

Resíduos sólidos e educação ambiental são temas de webinar nesta sexta-feira, 24

O evento será on-line e gratuito e contará com a presença de diversos especialistas

Para celebrar o Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania – DIADESOL 2021, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, realizará no dia 24 de setembro, sexta-feira, das 15h às 17h, um webinar sobre conscientização acerca dos resíduos sólidos e educação ambiental com o tema “Olhando para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU”. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal da ABE-SP no YouTube. Acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-nDK-fOnTFQ

A abertura do evento, que reunirá diversos especialistas para abordar o tema, contará com a presença de Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP; Roseane M. Lopes Garcia de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras – nacional e estadual (SP) – de Resíduos Sólidos da ABES; e Uladyr Nayme, presidente da ASEC/CETESB.

O DIADESOL (Dia de los Desechos Sólidos, em espanhol) é comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de setembro e foi idealizado com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência da sociedade sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. Em São Paulo, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da ABES-SP, que desde 2006 celebra a data com ações que buscam envolver diversos setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.

Confira a programação:

15h – Abertura

Luiz Roberto Gravina Pladevall — presidente ABES-SP

Roseane Maria Garcia Lopes de Souza — diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras da ABES – nacional e estadual (SP) – de Resíduos Sólidos (CTRS)

Moderação e debate com: Eduardo Luis Serpa — Conselheiro ABES-SP e Roseane Maria Garcia Lopes de Souza — diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras da ABES – nacional e estadual (SP) – de Resíduos Sólidos (CTRS)

15h10: Economia Circular: oportunidades e desafios para as políticas de resíduos sólidos – José Valverde — coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – CIRS — Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA

15h30: A temática dos resíduos sólidos na grade curricular paulista e seus materiais de apoio – Manana Martins Lemes — Equipe Curricular de Geografia – coordenadoria Pedagógica — Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

15h50: Debate/Perguntas

16h: Ações dos catadores nas práticas da coleta seletiva

Roberto Laureano — Coordenação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR

16h15: Fórum Lixo e Cidadania no Estado de São Paulo

Emília Rutkowski — Fórum Lixo e Cidadania na Região de Campinas e Coordenadora Sudeste da CTRS ABES

Delaine Romano — Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e Coordenadora Adjunta da CTRS da ABES-SP

16h30: DIADESOL e os ODS

Nina Orlow — Coordenadora do Movimento Nacional pelos ODS do Estado de SP – MNODS SP

16h45: Debate/Perguntas

16h50: Comissão Organizadora DIADESOL SP

17h: Encerramento / Lançamento DIADESOL 2022

Sobre a ABES

Com 55 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas. É a associação brasileira que reúne a maior diversidade de entes do setor: empresas públicas e privadas, profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia, e outros prestadores de serviços e fornecedores.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.