AmazôniaNotícias

Liceu Claudio Santoro abre inscrições para oficinas e minicursos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, abre inscrições gratuitas para oficinas on-line e minicursos presenciais no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Ao todo, serão disponibilizadas 415 vagas. Os interessados podem se inscrever nesta terça-feira, 9, por meio dos links disponibilizados no Portal da Cultura.

As oficinas on-line terão cargas horárias entre três e dez horas, e as aulas serão ministradas pelo Google Meet.

Oficinas

Canto popular: instrução de técnicas e interpretação do canto popular brasileiro para iniciantes, na faixa etária a partir de 16 anos. A formação acontecerá no dia 17 de novembro, das 15h às 18h.

Masterclass de regência instrumental/vocal: para alunos iniciantes e de nível intermediário, a partir de 18 anos, a masterclass on-line visa ampliar o conhecimento sobre as atividades de um maestro, as formas de estudo deste profissional. Dia 24 de novembro, das 14h às 17h.

Introdução à confecção de figurino: atividade teórico-prática on-line, o participante conhecerá, em nível introdutório, as etapas de criação de um figurino de época, da concepção à confecção da peça.

As aulas acontecerão nos dias 16, 17, 18, 19 e 22 de novembro, das 14h às 16h. Inscreva-se aqui

Roteiro para quadrinho: oficina on-line para apresentar o processo de construção de um roteiro para HQ. O curso é indicado para iniciantes, a partir de 16 anos. As aulas acontecerão de 22 a 26 de novembro, das 19h às 21h.

Mestre de cerimônia e apresentador de eventos: on-line, a capacitação visa preparar profissionais para o mercado de eventos, buscando a versatilidade e respeitando o perfil de cada profissional e diversos tipos de evento.

Do dia 30 de novembro a 3 de dezembro, das 19h às 21h (terça e quarta) e 19h às 22h (quinta e sexta).

Minicursos

Bateria – Os 40 rudimentos da PAS (Percussive Art Society): começará nesta terça-feira, 9, e outra sessão na quinta-feira, 11.

O curso é voltado para bateristas e percussionistas (profissionais ou estudantes). Para participar, é preciso ter 15 anos ou mais, conhecer o instrumento e possuir baquetas.

As aulas serão no Salão de Regência da unidade do Liceu no Sambódromo (Bloco C), às quintas-feiras (11, 18 e 25 de novembro), das 8h às 11h, com o músico Airton Silva. Inscreva-se aqui.

Viola de arco? Você sabe o que é? – Para interessados de 10 a 16 anos, o curso visa apresentar o instrumento, de forma lúdica e simples, ao aluno iniciante. As aulas serão nos dias 19 e 26 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro, das 15h às 17h, no Sambódromo (sala 2, bloco G).

A arte de tocar o contrabaixo acústico – Tem como objetivo apresentar similaridades e diferenças do contrabaixo acústico e do contrabaixo elétrico. O curso é voltado para pessoas a partir de 12 anos, iniciantes, no Sambódromo (sala 3, bloco G).

Descomplicando o clarinete – Visa apresentar o instrumento de forma simples e lúdica ao aluno iniciante. As aulas acontecerão no Sambódromo (Salão de Regência, bloco C), para crianças a partir de 9 anos que possuam clarinete.

Segredos do arranjo musical – Desenvolverá habilidades e conhecimentos para realização de arranjos musicais. As aulas acontecerão nos dias 19, 22, 26 e 29 de novembro; e 3, 6, 10, 13 e 17 de dezembro, às segundas (14h às 15h30) no Sambódromo (sala 3, bloco B).

Balé Clássico e suas combinações – Visa proporcionar aprendizado e desafio de dançar aos interessados no nível intermediário. É voltado para pessoas de 13 a 25 anos, com base e conhecimento técnico no Balé Clássico. As aulas serão às quintas-feiras no salão de dança, bloco B.

Produção em dança – Voltado para produção na área da Dança, desenvolvimento de eventos, espetáculos, feiras, festivais, editais e leis de incentivos artísticos culturais. É voltado para pessoas a partir de 17 anos, com afinidade nas artes e vivências artísticas. Aulas segunda, quarta e sexta na sala 9, bloco A.

Iniciação ao bolero – Para iniciantes no ritmo, as aulas acontecerão às sextas-feiras (19 e 26 de novembro, e 3, 10 e 17 de dezembro), das 15h às 17h, na unidade Padre Pedro Vignola. Sugerido para pessoas de 13 a 50 anos.

Elementos da Commedia Dell’Arte – O curso favorece o aprendizado em concepção de espetáculos, além de proporcionar um entendimento preciso acerca do fazer teatral. É indicado para pessoas a partir de 13 anos. As aulas são às terças e quintas, das 8h30 às 11h, nos dias 23, 25 e 30 de novembro, e 7, 9, 14 e 16 de dezembro, na sala Darlene Sahdo, bloco E.

Fonte: Secretaria Criativa

Mais recentes

Arte

Projetos culturais do Amazonas podem se inscrever em chamada pública para programação no Rio de Janeiro

Seleção nacional vai escolher projetos de artes cênicas, música e artes visuais para integrar a programação do centro cultural Futuros — Arte e Tecnologia, no Flamengo
Música

Concurso de Bandas do João Rock 2026 abre inscrições para artistas de todo o Brasil

Vencedora da competição se apresenta no festival em Ribeirão Preto, que já está com ingressos esgotados
Arte

‘Em Nome da Família’ leva drama sobre traumas e relações familiares ao Teatro Gebes Medeiros

Espetáculo inspirado na obra de Eugene O'Neill terá sessões gratuitas nos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Manaus
Eventos

Semana S leva serviços gratuitos, oficinas e shows ao Largo São Sebastião neste sábado (16)

Programação gratuita inclui atendimentos de saúde, oficinas, atividades culturais e shows de Uendel Pinheiro e Elba Ramalho no Centro de Manaus
Arte

Projetos culturais do Amazonas podem se inscrever em chamada pública para programação no Rio de Janeiro

Seleção nacional vai escolher projetos de artes cênicas, música e artes visuais para integrar a programação do centro cultural Futuros — Arte e Tecnologia, no Flamengo
Música

Concurso de Bandas do João Rock 2026 abre inscrições para artistas de todo o Brasil

Vencedora da competição se apresenta no festival em Ribeirão Preto, que já está com ingressos esgotados
Arte

‘Em Nome da Família’ leva drama sobre traumas e relações familiares ao Teatro Gebes Medeiros

Espetáculo inspirado na obra de Eugene O'Neill terá sessões gratuitas nos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Manaus
Eventos

Semana S leva serviços gratuitos, oficinas e shows ao Largo São Sebastião neste sábado (16)

Programação gratuita inclui atendimentos de saúde, oficinas, atividades culturais e shows de Uendel Pinheiro e Elba Ramalho no Centro de Manaus

Relacionadas

AmazôniaArte

Arte indígena Karipuna ganha destaque em clipes de Anitta

Acessórios produzidos por artesãs do Oiapoque, no Amapá, aparecem nas produções de ‘Choka Choka’ e ‘Mandinga’
AmazôniaEventos

Cinema feito por indígenas ganha espaço em Manaus com mostra gratuita no Centro

Produções realizadas em comunidades da capital serão exibidas neste sábado (18), no Cine Teatro Guarany, destacando o protagonismo indígena no audiovisual
AmazôniaMúsica

Cella lança álbum ‘Efeito Borboleta’ e reforça identidade amazonense no pop

Projeto chega às plataformas no dia 8 de maio e marca nova fase da artista, que também integra elenco de musical baseado em obra de Thalita Rebouças
Acessar o conteúdo