Hilana Rodrigues; 22/06/2021 às 13:40

Violoncelista amazonense é aprovada para curso em universidade da Califórnia

A aluna do Liceu Claudio Santoro começará as aulas presenciais em agosto deste ano

A partir do segundo semestre, a amazonense Karen Carvalho fará parte do programa Artist Cert Music Performance, do Azusa Pacific University, na Califórnia. A aluna de violoncelo estuda no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, desde 2012.

Estudante de música desde os 15 anos de idade, a jovem, atualmente com 24 anos, viajará em agosto e conta que fez o processo de seleção para duas faculdades da Califórnia e foi aprovada para o curso de performance artística em violoncelo, que tem duração de dois anos.

“De modo geral, minha vida está mudando inteira, estou saindo da minha terra, deixando meus pais e quero levar tudo que passei até aqui, para ser exemplo para as crianças. Quero mostrar que é possível sair de Manaus e seguir em frente, em busca de novas experiências”, afirma a musicista.

Karen explica que as aprovações das bolsas são concedidas por meio de uma audição e uma entrevista virtual, no qual é encaminhado um repertório padrão de violoncelo que precisa ser executado. “Eu realizei a gravação do material no final de 2020, no Palácio da Justiça, e enviei para a faculdade”, lembra a estudante. 

“Ano passado, quando começou a pandemia, apareceu muita coisa on-line e isso me ajudou, porque pude me inscrever em masterclasses, participar de festivais, e conheci outros professores, alunos que estudavam fora e passei a entender como funcionava, até que surgiu o convite para seleção”, completa Karen.

A jovem que começou com o interesse pela música com o projeto Jovem Cidadão, aos 12 anos, tem como inspiração o próprio professor Anton Minenkoy, chefe dos violoncelos da Amazonas Filarmônica, e a violinista Elena Koynova, regente da Orquestra Jovem Claudio Santoro.

“São duas pessoas muito importantes na minha trajetória. A professora Elena foi a primeira pessoa que olhou pra mim e disse que eu tinha futuro, desde o início acreditou em mim e sempre me ajudou muito, em tudo”, relembra a estudante.

Fonte: Governo do Estado do Amazonas

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.