A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Internacional divulgaram esta semana os 10 selecionados para a bolsa de jornalismo regional. Entre 161 fichas de inscrições, os jornalistas Jéssica Botelho e Taymã Carneiro, respectivamente do estado do Amazonas e do Pará, estão entre os selecionados.
Concluinte do curso de jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e repórter no G1 Pará, Taymã participará do Congresso pela primeira vez.
“Essa é a primeira vez que participo e a expectativa é grande. Foi uma surpresa o anúncio de que participaria do evento e estou bastante ansioso para programação, onde os dez selecionados vão poder compartilhar experiências, conhecimentos e discussões relacionadas ao jornalismo praticados na suas cidades.”, disse em entrevista ao Mercadizar.
Já para Jéssica Botelho, mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a bolsa é uma oportunidade para fomentar o jornalismo investigativo de Manaus.
“Eu considero que seja uma oportunidade pra gente estimular outras iniciativas de jornalismo investigativo local, pois nós temos poucas iniciativas que se dedicam ao trabalho investigativo mais sólido e desenvolvido em Manaus. Por isso eu considero importante o Norte estar presente no Congresso e isso retornar de alguma forma, seja através de uma iniciativa de jornalismo, e é o que eu pretendo fazer através da Ajuri, primeira agência de fact checking da Amazônia, ou compartilhando a experiência com outros profissionais. “, afirmou.
Bolsa de jornalismo regional
Com o objetivo de estimular o jornalismo investigativo local, a Abraji e a Transparência Internacional selecionaram 10 jornalistas para participar do 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado do dia 27 a 29 de junho na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Os profissionais receberão passagens aéreas de ida e volta e hospedagem na Residência Abraji e ingressos para os três dias de Congresso. Além disso, eles serão apresentados para Marcelo Beraba, primeiro presidente da Abraji e membro do Conselho Curador da entidade, e representantes da Transparência Internacional e do Atlas da Notícia, iniciativa que mapeia a imprensa regional e local no Brasil. Os profissionais também terão acesso aos projetos Publique-se, Ctrl+X, Achados e Pedidos e o futuro Dados.org Abraji.
Confira a lista completa dos selecionados abaixo:
Jéssica Botelho (Amazonas): Colaboradora no Centro Popular do Auduovisual (Manaus/AM) e freelancer como pesquisadora/produtora de conteúdo em projeto sobre Internet e Direitos Humanos no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito-SP
Taymã Carneiro (Pará): Repórter no G1/Pará
Mariama Correia (Pernambuco): Marco Zero Conteúdo – coletivo de jornalismo investigativo e independente
André Uzêda (Bahia): Rede Bahia -afiliada da TV Globo na Bahia
Melquíades Júnior (Ceará): Repórter jornal Diário do Nordeste/Sistema Verdes Mares
Maurício Ângelo (Brasília): Freelancer (INESC, Observatório da Mineração, Intecept, Repórter Brasil)
Evelin Araújo Cáceres (Mato Grosso do Sul): Jornal Midiamax
Yago Sales (Goiás): Freelancer do Portal Dia Online, do Metrópoles e Ponte Jornalismo
Bruno Rampinelli (Espírito Santo): Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo
Giulia Fontes (Paraná): Gazeta do Povo
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.