Ariel Bentes; 15/05/2019 às 15:23

Jornalistas do Norte são selecionados para bolsa de jornalismo da Abraji e Transparência Internacional

Os selecionados receberão passagens aéreas e ingressos para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Transparência Internacional divulgaram esta semana os 10 selecionados para a bolsa de jornalismo regional. Entre 161 fichas de inscrições, os jornalistas Jéssica Botelho e Taymã Carneiro, respectivamente do estado do Amazonas e do Pará, estão entre os selecionados.

Concluinte do curso de jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e repórter no G1 Pará, Taymã participará do Congresso pela primeira vez.

(Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal)

“Essa é a primeira vez que participo e a expectativa é grande. Foi uma surpresa o anúncio de que participaria do evento e estou bastante ansioso para programação, onde os dez selecionados vão poder compartilhar experiências, conhecimentos e discussões relacionadas ao jornalismo praticados na suas cidades.”, disse em entrevista ao Mercadizar.

Já para Jéssica Botelho, mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a bolsa é uma oportunidade para fomentar o jornalismo investigativo de Manaus.

(Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal)

“Eu considero que seja uma oportunidade pra gente estimular outras iniciativas de jornalismo investigativo local, pois nós temos poucas iniciativas que se dedicam ao trabalho investigativo mais sólido e desenvolvido em Manaus. Por isso eu considero importante o Norte estar presente no Congresso e isso retornar de alguma forma, seja através de uma iniciativa de jornalismo, e é o que eu pretendo fazer através da Ajuri, primeira agência de fact checking da Amazônia, ou compartilhando a experiência com outros profissionais. “, afirmou.

Bolsa de jornalismo regional

Com o objetivo de estimular o jornalismo investigativo local, a Abraji e a Transparência Internacional selecionaram 10 jornalistas para participar do 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado do dia 27 a 29 de junho na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Os profissionais receberão passagens aéreas de ida e volta e hospedagem na Residência Abraji e ingressos para os três dias de Congresso. Além disso, eles serão apresentados para Marcelo Beraba, primeiro presidente da Abraji e membro do Conselho Curador da entidade, e representantes da Transparência Internacional e do Atlas da Notícia, iniciativa que mapeia a imprensa regional e local no Brasil. Os profissionais também terão acesso aos projetos Publique-se, Ctrl+X, Achados e Pedidos e o futuro Dados.org Abraji.

Confira a lista completa dos selecionados abaixo:

Jéssica Botelho (Amazonas): Colaboradora no Centro Popular do Auduovisual (Manaus/AM) e freelancer como pesquisadora/produtora de conteúdo em projeto sobre Internet e Direitos Humanos no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito-SP

Taymã Carneiro (Pará): Repórter no G1/Pará

Mariama Correia (Pernambuco): Marco Zero Conteúdo – coletivo de jornalismo investigativo e independente

André Uzêda (Bahia): Rede Bahia -afiliada da TV Globo na Bahia

Melquíades Júnior (Ceará): Repórter jornal Diário do Nordeste/Sistema Verdes Mares

Maurício Ângelo (Brasília): Freelancer (INESC, Observatório da Mineração, Intecept, Repórter Brasil)

Evelin Araújo Cáceres (Mato Grosso do Sul): Jornal Midiamax

Yago Sales (Goiás): Freelancer do Portal Dia Online, do Metrópoles e Ponte Jornalismo

Bruno Rampinelli (Espírito Santo): Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo

Giulia Fontes (Paraná): Gazeta do Povo

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.