Isabella Botelho; 12/04/2019 às 16:42

II Congresso de Jornalismo da Amazônia reúne comunidade jornalística na Ufam

O evento aconteceu de 8 a 12 de abril e contou com a presença de Francisco José, da Rede Globo

O II Congresso de Jornalismo da Amazônia reuniu pesquisadores, estudantes, professores e a comunidade jornalística na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de 8 a 12 de abril, em comemoração aos 50 anos do ensino de Jornalismo na Amazônia, iniciado pela universidade em 1969.

Ao longo da semana, foram realizadas oito mesas-redondas e duas palestras, que contaram com a participação do Prof. Dr. Sylvio Mário Puga, Reitor da Ufam, Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues, Diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Prof. Dra. Edilene Mafra, Coordenadora do curso de Jornalismo da Uninorte, Marcela Rosa, jornalista e empreendedora digital, Athur Virgílio Neto, Prefeito de Manaus, e Eric Gamboa, egresso do curso de Jornalismo da Ufam e atual Secretário Municipal de Comunicação, além da presença de Francisco José, repórter especial do Globo Repórter e do Jornal Nacional.

Para muitos estudantes, o Congresso foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a história do próprio curso e entender a importância do Jornalismo para a sociedade:

“Celebrar os 50 anos do curso de Jornalismo foi uma oportunidade para que os alunos pudessem conhecer um pouco sobre a história do curso, além de ter a oportunidade de aprender com os profissionais convidados e com as oficinas.”, disse Alice Almeida, estudante do 5° período do curso de Jornalismo da Ufam, em entrevista ao Portal Mercadizar.

“O Congresso foi muito importante para comemorar a história do nosso curso, pioneiro na área aqui no Amazonas, e poder adquirir mais conhecimento para futuramente eu fazer parte dessa história também e compartilhar os meus conhecimentos, como os convidados fizeram.”, completa Carlos Viana, finalista do curso de Jornalismo da Ufam.

Além das mesas-redondas e palestras, nos dias 8 e 9 também foram realizadas oficinas com profissionais da área da comunicação como Raphael Alves, Marcela Rosa, Raphael Cortezão, Rômulo Araújo e Eliena Monteiro.

Quatro grupos de trabalhos abriram as inscrições para que alunos de graduação, mestrado e doutorado apresentassem artigos e concorressem aos prêmios Ana Délia Albuquerque, para alunos de graduação e recém-formados, Narciso Lobo Freire, concedido a mestres e alunos de mestrado, e Walmir Albuquerque Barbosa, concedido a doutores e estudantes de doutorado.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.