Hilana Rodrigues; 27/08/2021 às 14:00

Idoso Empreendedor, projeto do Governo do Estado, cadastra profissionais em Parintins

A demanda é alta devido muitos idosos trabalharem como artesãos

O projeto Idoso Empreendedor, lançado na última segunda-feira, 23, em Parintins, continua registrando os profissionais idosos do município. Até então, 210 cadastros já foram efetivados.

A ação, do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), possui uma grande demanda devido muitos idosos trabalharem como artesão.

O projeto conta com parceria da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e oferece microcrédito com recursos que vão de R$ 5 mil, na capital (sem avalista), até R$ 8 mil, no interior do estado (com avalista), para pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, de baixa renda. O intuito é oferecer ao público oportunidade de abertura ou ampliação do negócio.

Durante a ação, são oferecidas atividades como conscientização e fiscalização sobre o atendimento preferencial da pessoa idosa nas agências bancárias do município, bem como o direito à gratuidade e meia-passagem no transporte hidroviário.

“A partir de hoje, ficará um guichê na Unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) de Parintins para atender o Projeto Idoso Empreendedor. A maioria trabalha como artesãos e nós vimos a necessidade de continuar com as demandas”, explica Luciana Viana, secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi).

Parceria

A iniciativa conta com a participação de representantes da rede de proteção a idosos como o Conselho Estadual do Idoso (CEI) e Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculada administrativamente pela Sejusc, em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Municipal do Idoso (CMI).

Além de Parintins, o projeto já alcançou a população idosa da comunidade Nossa Senhora de Fátima na zona rural de Manaus. Assim como os municípios de Autazes, Urucurituba, Caapiranga e Itacoatiara mostraram interesse pelo projeto e a Sejusc começará visitas a partir do dia 12 de setembro.

Para solicitar o recurso financeiro do Idoso Empreendedor, é necessário acessar o site da Afeam e clicar no campo “Crédito Emergencial 2021”. Após isso, é só seguir o passo a passo disponível no site, com envio da documentação solicitada pela Agência.

Fonte: Sejusc

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.