Gabriela Auzier; 10/09/2024 às 17:07

Festival de Parintins e Arraial do Pavulagem são reconhecidos como manifestação da cultura nacional

Duas celebrações populares importantes do Norte do Brasil, o Festival de Parintins e o Arraial do Pavulagem, se tornam Patrimônios Culturais Imateriais reconhecidos nacionalmente

Na última quarta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou dois projetos de lei que reconhecem o Festival Folclórico de Parintins, os Bois Garantido e Caprichoso e o Arraial da Pavulagem como manifestações da cultura nacional. Os eventos, realizados nos estados do Amazonas e Pará, agora se juntam a outros Patrimônios Culturais Imateriais já reconhecidos, como as escolas de samba, o forró, as festas juninas e a música gospel.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente destacou, durante a cerimônia de sanção, que a aprovação dessas leis são importantes para a valorização e reconhecimento da cultura brasileira. Na ocasião, Lula também agradeceu aos parlamentares que trabalharam nas propostas e as aprovaram no Congresso Nacional, com o objetivo de “oferecer ao Brasil mais duas festas extraordinárias, consolidadas e consagradas na legislação brasileira”.

Arraial do Pavulagem

Realizado em Belém há mais de 35 anos, o Arraial do Pavulagem é um evento que mistura música, dança e desfiles coloridos. A celebração acontece nos meses de junho e julho, e durante o Círio de Nazaré, em outubro.

O evento é um cortejo popular, cujo elemento central é o Boi Pavulagem, atraindo um grande público usando adereços característicos de chapéu de palha com fitas coloridas. São entoadas as toadas do boi e os ritmos tradicionais do carimbó, marabaixo e cirandas, todos representativos das tradições amazônicas.

Imagem: Elcimar neves/Divulgação

Festival de Parintins

Já o Festival Folclórico de Parintins, realizado há mais de 50 anos, promove a competição entre dois bois-bumbás: o Garantido, com sua cor vermelha; e o Caprichoso, representado pela cor azul. Realizado em Parintins, no Amazonas, a festa é composta por três noites de espetáculos.

As agremiações dos bois apresentam, no Bumbódromo de Parintins, um espetáculo que mistura teatro, dança, música e elementos visuais, inspirados nas lendas amazônicas, na cultura indígena e nas tradições caboclas. O festival é caracterizado pela competição entre os bois, e os elementos do espetáculo atribuem pontos a serem contabilizados no dia seguinte ao ultimo dia de apresentação, onde um vencedor é anunciado.

Imagem: Reprodução/Internet 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.