Hilana Rodrigues; 17/09/2021 às 13:00

Estudantes da Ufam realizam evento on-line sobre cobertura jornalística no período pandêmico

Além de workshops, o evento estará disponível para apresentação de trabalhos produzidos durante as aulas

Estudantes de jornalismo em pandemia: Configurações e Bugs, este é o tema da Semana do Jornalismo organizada pelos discentes da Universidade Federal do Amazonas e alunos de mais sete instituições de ensino em todo o Brasil.

De forma on-line e gratuita, o evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro e é voltado para todos os estudantes ligados a área da comunicação que estão vivenciando o período acadêmico durante a pandemia. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site.

A proposta do evento surgiu como uma forma de juntar alunos e instituições do país que, pela primeira vez em decorrência da pandemia estão neste modelo de graduação remota, não possuindo interação por meio de congressos e outras ações presenciais, conta Maria Luiza Dacio, finalista do curso de jornalismo e idealizadora do evento.

“Daí eu pensei, quantas pessoas de outras faculdades de jornalismo eu conheço além da Ufam? Veio uma inquietação, com esse afastamento das pessoas que fazem o mesmo curso que eu, então seria interessante juntar essas pessoas e montar um evento feito de estudantes para estudantes.”

Além da participação de alunos, a Semana de Jornalismo também é aberta para professores e interessados na área da comunicação. A plataforma utilizada para realizar o evento será o Discord para workshops, enquanto para rodas de conversas, apresentações e seminários será usado o Twitch.

Programação

De acordo com a organização, entre as atividades disponíveis, além de rodas de conversas, palestras e workshops com temáticas atuais sob o olhar do jornalismo em múltiplas áreas, o evento jornalístico apresentará, no último dia, trabalhos divididos em artigos e produtos com direito a premiação e publicação em um e-book temático.

“Um dos outros motivos do evento foi expandir o campo de pesquisa acadêmica e não deixar centralizado apenas em uma instituição, abrindo as portas para outros locais mesmo que virtualmente, e receber essa troca, ampliando o nosso conhecimento e aprendendo com os outros, por meio de um intercâmbio com exposição de trabalhos e conteúdos produzidos em aula”, lembra a estudante.

Para aqueles que quiserem apresentar os trabalhos o edital para a chamada já está disponível e as inscrições podem ser realizadas até o dia 26/09. Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram @Cajorufam.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.