Isabella Botelho; 20/01/2022 às 14:00

Dia de São Sebastião: confira a programação dos festejos em homenagem ao santo nesta quinta-feira, 20

Celebrações incluem missas e carreata

Nesta quinta-feira, 20 de janeiro, comemora-se o Dia de São Sebastião. Como é tradição, o dia será marcado por festividades e homenagens ao santo padroeiro, considerado mártir pelo catolicismo. Em Manaus, a Igreja São Sebastião preparou a festa com tema “Nossa Caminhada como Igreja Sinodal: na escuta, na ação e no testemunho” e modificou sua programação para se adequar às medidas de restrição impostas pelo aumento dos casos de coronavírus. 

Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o santo é muito popular na Amazônia e acumula muitos devotos na região. A história conta que o São Sebastião, que viveu entre os anos 256 e 286, era um soldado romano e ajudou os cristãos perseguidos e condenados pelo Império. Por acreditar em Cristo e ir contra os princípios romanos, foi martirizado duas vezes: a primeira, com flechadas e, posteriormente, foi executado a mando do imperador Maximiano. Somente durante o império de Constantino, que escolheu ser convertido ao cristianismo, iniciou-se o culto do mártir. 

A data de sua morte é 20 de janeiro e foi escolhida pela Igreja Católica para homenagear o mártir. De acordo com relatos, na mesma data no ano de 1567, no Rio de Janeiro, portugueses expulsaram franceses que dominavam a região. Por isso, o santo foi escolhido padroeiro da cidade. Um dos santos mais cultuados do país, São Sebastião apadrinha 62 cidades.

Em Manaus, a Igreja São Sebastião teve sua construção iniciada em 1868 e foi inaugurada em 1888, sendo uma das igrejas mais antigas da capital. Todos os anos, a igreja sedia e organiza as celebrações em homenagem ao santo padroeiro, incluindo procissão e missas durante o dia. Este ano, por conta do exponencial aumento dos casos de Covid-19 na cidade, a programação foi alterada, incluindo o cancelamento da tradicional procissão.

Abaixo, confira a programação:

6h – Santa Missa com Frei Paulo Xavier

7h às 9h – Atendimento às confissões com Frei Jomeson

9h – Santa Missa com Frei Eduardo

9h às 11h – Atendimento às confissões com Frei Frank 

12h – Santa Missa com Frei Darez

11h às 13h – Atendimento às confissões com Frei Ricardo 

14h – Santa Missa com Frei Jomeson

13h às 15h – Atendimento às confissões com Frei Mário Ivon

15h – Santa Missa com Frei Frank

15h às 18h – Atendimento às confissões com Frei Darez

16h – Carreata de São Sebastião

16h – Santa Missa com Frei Mário Ivon

18h – Missa Solene com Dom Leonardo Steiner

18h às 19h – Atendimento às confissões com Frei Eduardo

20h – Santa Missa com Frei Jomeson

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.