2020 foi um ano atípico e inesquecível de muitas maneiras. Marcado por desafios, inconstâncias e perdas, fez com que tudo ao nosso redor mudasse, inclusive o Natal, uma das datas mais especiais e aguardadas todos os anos. Acompanhando estas mudanças, as empresas precisaram de muita criatividade e, acima de tudo, sensibilidade para promover suas campanhas natalinas. Especialmente nesse momento, anunciantes e agências procuraram trazer uma mensagem de esperança ao público. Como resultado, temos peças emocionantes e sensíveis.
Separamos nove lindas campanhas para você assistir e se emocionar também:
Boticário
Mais uma vez, a campanha de Natal do Boticário vem falar de inclusão e diversidade. Este ano, o documentário “Papai Noel: Uma História de Diversidade”, com a participação de Lázaro Ramos e criado pela AlmapBBDO, reafirma o compromisso da empresa no combate ao racismo para celebrar o Natal 2020.
Com um Papai Noel negro, o documentário narrado pelo ator foi inspirado nos estudos de Ad Júnior, head de marketing da Trace Brasil e mostra que nem sempre houve um padrão estético para a origem do Papai Noel. O filme dá destaque à história de um Papai Noel negro. “Por que nenhum era como eu?”, perguntava o homem quando ainda era uma criança. No Natal de 2020, ele aparece vestido de Papai Noel realizando o seu sonho de infância junto à família.
Bradesco
Os vagalumes do Bradesco, ícones de campanhas que marcaram a comunicação do banco em 2018 e 2019, voltaram para mais um especial de fim de ano. O terceiro filme, que conclui a trilogia, apresenta o mote “Em 2021, volte a brilhar!” com o objetivo de resgatar a esperança e o brilho interior de cada um para superar momentos difíceis.
Criada pela Publicis Brasil, a campanha tem como peça central uma animação em 3D, de três minutos de duração, produzida pela Zombie Studios. O filme começa com os vagalumes Lúcio e Luna voando pela cidade e vendo cenas que marcaram o contexto da pandemia. Seu Oswaldo, que já apareceu nos filmes anteriores, dessa vez é o protagonista. Na nova produção, ele perdeu sua esposa Carmem recentemente e olha para sua foto com saudade. Neste momento de tristeza, ele vê a luz dos vagalumes se aproximando e lembra que há motivos para seguir em frente.
Casas Bahia
Assinada pela equipe de marketing interna e pela agência VMLY&R, a campanha de Natal da Casas Bahia deste ano destaca a história de sete personagens que, segundo a marca, fizeram a diferença na pandemia. Com texto escrito por Emicida, Dona Jacira, mãe do rapper e do músico Fióti narra a campanha. Segundo a empresa, Dona Jacira representa as vozes das mulheres negras que estão na base da nossa sociedade e são o grupo mais atingido pela desigualdade, preconceito e o abismo social.
Coca-Cola
Com o mote “Neste Natal, estar junto é o melhor presente”, a campanha da Coca-Cola deste ano tem como peça principal o filme A Carta, dirigido por Taika Waititi, e convida as pessoas a estarem juntas apesar da distância causada pela pandemia do novo coronavírus.
Criado pela Wieden & Kennedy, o vídeo conta uma história cheia de esperança sobre o amor de um pai por sua filha e sua jornada para realizar o pedido da garota e mostra que a verdadeira magia desta época do ano é conectar as pessoas e que o maior presente que você pode dar é você mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=vLMwfCbeGqA&feature=emb_title
Disney
Em seu último anúncio do ano, a Disney emocionou mais uma vez. O curta animado especial para o Natal conta a comovente história de uma avó, sua neta e as tradições familiares que os conectam ao longo dos anos.
Como parte da campanha festiva de varejo da empresa, ‘From Our Family To Yours’, o anúncio marca a parceria de 40 anos com a instituição de caridade infantil Make-A-Wish e será veiculado na TV e no Digital, além dos próprios canais da Disney em 26 países da Europa, Oriente Médio e África, bem como Austrália, Nova Zelândia, América do Norte e partes da Ásia.
Hering
A Hering, uma das empresas brasileiras mais tradicionais por suas campanhas, convidou a família Gil para estrelar o especial de Natal. O objetivo, segundo a marca, é celebrar a cultura brasileira. A canção “Andar com Fé”, escolhida como trilha sonora, reitera a mensagem de positividade em tempos incertos.
Guaraná Antarctica
Após o “Juntos e Shallow Now”, Paula Fernandes foi convidada pelo Guaraná Antarctica para criar uma versão brasileira da famosa música natalina “Jingle Bell Rock”. Assim, nasceu a canção “Jingle Bell e Natal Rock”, que embala a campanha de Natal da marca.
O filme foi desenvolvido pela Soko e pela Draftline, inhouse da Ambev.
Malwee
Com a pergunta “Qual sentimento de Natal não deveria ter ponto final?”, em alusão à assinatura da marca “Moda sem ponto final”, a campanha de Natal da Malwee deste ano é composta por vídeos gravados pelo próprio público e enviados à empresa. Assinada pela 35, a campanha quer incentivar as pessoas a espalharem os mais bonitos sentimentos de Natal com o conceito #omelhordenos.
Puma
Como parte de um conjunto de ações em apoio às mulheres na realização de práticas esportivas, a Puma do Brasil, lançou a campanha de Natal “Presente Das Minas“. O objetivo é incentivar o público a fugir dos estereótipos no momento de presentear pessoas do sexo feminino na temporada de festas de final de ano.
Como parte da estratégia, até o Natal, termos como “presente de menina” e “presente para garotas” quando pesquisados, apresentarão como resultados anúncios da Puma, direcionados a este site, que explica a campanha e traz diversas sugestões de presentes para pessoas do sexo feminino.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.