Hilana Rodrigues; 02/08/2021 às 11:30

Banco de dados reúne currículos de venezuelanos para vagas de emprego em Manaus

A Organização Hermanitos é a responsável, junto com a ONU para Refugiados, por encaminhar os currículos

Em iniciativa realizada pela Organização Hermanitos, em parceria com a ONU para Refugiados (ACNUR), cerca de 630 currículos de venezuelanos refugiados que vivem em Manaus foram cadastrados em ações de empregabilidade durante o primeiro semestre deste ano.

O assistente de Meios de Vida da ACNUR, de Manaus, Rafael Yoshida Machado, informou ao G1 que as ações já capacitaram 1.025 pessoas refugiadas e possibilitou que 245 delas fossem inseridas no mercado de trabalho durante atividades desenvolvidas com parceiros do projeto.

“Ações de empregabilidade como as do Hermanitos, contribuem para promover a autossuficiência da população refugiada e reduzir o número de pessoas em situação de vulnerabilidade, e são um passo importante no processo de integração local dessa população no Brasil.”

Envío de currículos para empresas

Rafael explicou que o trabalho se baseia em três eixos: o primeiro é a preparação de candidatos para vagas de trabalho, por meio de cursos de qualificação profissional para venezuelanos e brasileiros em setores com alta demanda.

O segundo é a sensibilização de empresas e representações de categorias econômicas, repassando informações sobre aspectos positivos e procedimentos para a contratação de pessoas refugiadas em vagas de emprego formal.

No último passo, o Hermanitos encaminha os currículos para postos de trabalho de acordo com o perfil do candidato e a demanda das empresas, acompanhando desde o processo seletivo, até o período inicial no novo trabalho.

Os refugiados que tiverem interesse em cadastrar o currículo no banco de dados do Hermanitos podem criar ou enviar o currículo no site ou ainda visitar a sede do Hermanitos na Rua Quintino Bocaiúva, 626, no Centro de Manaus.

Já as empresas que desejam apoiar as ações de empregabilidade para contratação de pessoas refugiadas, podem entrar em contato pelos telefones e Whatsapp (92) 98403-0112, (92) 99431-5431 ou (92) 09515-0673, ou por e-mail em hermanitosmanaus@gmail.com.

Fonte: G1 Amazonas

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.