Thaís Andrade; 03/05/2024 às 18:15

Artistas amazonenses participam da mostra ‘Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro’

Mostra chega em maio ao Rio de Janeiro e ficará instalada em um dos principais cartões postais da Região Serrana: o Centro Cultural Sesc Quintandinha, em Petrópolis

O estado do Amazonas está representado por duas artistas na exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Representam o estado obras da artista visual e cineasta Keila Sankofa e da pintora Samara Paiva.

Com abertura agendada para o dia 3 de maio, no Centro Cultural Sesc Quintandinha, em Petrópolis (RJ), a mostra parte da premissa de dar luz à centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares. A mostra segue em exposição até 27 de outubro de 2024 , de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro” apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros de todos os estados do Brasil, em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

“O projeto ‘Dos Brasis’ lançou um olhar aprofundado sobre a produção artística afro-brasileira e sua presença na construção da história da arte no Brasil. Um trabalho que contou com nossos analistas de cultura em todo o país, em um grande alinhamento nacional. A exposição ‘Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro’ é a culminância desse processo e oferece ao público não só a oportunidade de conhecer a obra de artistas e intelectuais negros, com também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, explica o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo.

Keila Sankofa – Manaus (AM), 1985

Artista visual e realizadora audiovisual, vive e trabalha em Manaus. Desenvolve pesquisa sobre as memórias, reinventando-as e reimaginando-as, por meio da ficcionalização e do menear das imagéticas de histórias sobre corpos negros. Realiza instalações audiovisuais que exibem vídeo performances, fotos e filmes, operando através das técnicas de fotoperformance, autorretrato e obras audiovisuais diversas.

Samara Paiva – Maués (AM), 1995

Tendo a pintura como principal meio de pesquisa, a artista, formada em Arquitetura e Urbanismo, aborda o ambiente doméstico, a intimidade e a vulnerabilidade como meios de investigar as leituras físicas e sociais sobre o corpo negro. Participou de exposições como Do voo às narinas respirar, braços largos, mensagens ao vento (HOA Galeria) e de programas e plataformas de pesquisa, como Ventre (HOA Galeria), Pivô Pesquisa 2023 e Good Black Art.

Trajetória

A ideia nasceu em 2018 com um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Para sua realização, foram convidados os curadores Hélio Menezes e Igor Simões. Em 2022, o projeto passou a ter a curadoria geral de Simões com os curadores adjuntos Marcelo Campos e Lorraine Mendes. 

A equipe curatorial pesquisou obras e documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer um recorte da história da arte produzida pela população negra do Brasil e entender a centralidade do pensamento negro na arte brasileira.

A lista completa dos participantes pode ser acessada em www.sesc.com.br/dosbrasis.

Serviço

“Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”

Abertura: 3 de maio de 2024 

Período expositivo: 4 de maio de 2024 a 27 de outubro de 2024 

Horário de funcionamento:  Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.