Sofia Lourenço; 14/06/2024 às 15:09

‘Itinerários Amazônicos’ é apontado pela Unesco como uma das Cinco Melhores Práticas Educacionais no Mundo

Com o apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro, o programa já impactou mais de 55 mil professores, cerca de um milhão de estudantes e tem presença em oito estados da Amazônia Legal.

O programa “Itinerários Amazônicos” está transformando vidas na região amazônica por meio da educação, capacitando estudantes a enfrentar as mudanças climáticas. Lançado em agosto de 2023 pelo Instituto Iungo, Instituto Reúna e pela rede Uma Concertação pela Amazônia, com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e Vale, o programa atua em 8 dos 9 estados por onde se estende a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

Crédito da imagem: Patrick Marques

Desde o seu lançamento, o programa distribuiu gratuitamente mais de 2.600 páginas de material curricular, formou mais de 55 mil professores e impactou mais de 5.300 escolas, beneficiando aproximadamente um milhão de alunos do Ensino Médio.

O “Itinerários Amazônicos” reúne redes estaduais de ensino e educadores para tratar de questões locais, regionais, nacionais e globais ligadas ao desenvolvimento sustentável. O conteúdo aborda temas amazônicos em diálogo com as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foca no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes para que possam agir diante das mudanças climáticas.

Em 2023, o programa Itinerários Amazônicos foi selecionado como um dos cinco estudos de caso exemplares no mundo de Educação sobre Mudanças Climáticas, em um relatório encomendado pela UNESCO e apresentado na Reunião Regional da Ásia e Pacífico ESD-Net 2030, em junho do mesmo ano, na Indonésia.

“Há, relativamente, pouco conhecimento de como os jovens estão adquirindo e aplicando competências, como resolução de problemas, inovação, pensamento crítico e criativo, a partir de programas e abordagens sobre as mudanças climáticas. A educação para esse assunto foca, em sua imensa maioria, em aquisição de conhecimento sobre ciclo de carbono, efeito estufa e gestão de recursos, em vez de abordar o que pode e deve ser feito em termos de comportamentos e de ação para mitigação e adaptação diante da crise climática”, afirma o Dr. Phil Lambert, professor e especialista em educação, que apoiou o Brasil na construção da Base Nacional Comum Curricular. “Os Itinerários Amazônicos são um exemplo de boa prática tanto em relação ao diálogo proposto com o contexto local, quanto aos recursos e aos esforços dirigidos à formação de professores com foco em metodologias ativas e no sentido do desenvolvimento de competências e habilidades para a ação efetiva”.

Ações no Pará

Em outubro de 2023, o programa promoveu visitas conjuntas com UNESCO, UNICEF, BID, BNDES, Porticus e a Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA) a escolas em Belém e no Marajó, para entender como a iniciativa poderia atuar na região.

Em novembro, em parceria com a SEDUC-PA, foi implementado o componente “Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará” para o Ensino Médio e Fundamental (Anos Finais), incluindo a produção de materiais pedagógicos e a formação continuada dos educadores. Em dezembro, esses materiais foram apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, em Dubai.

“Com duas frentes complementares: materiais curriculares e formação continuada de professores e gestores escolares, o programa Itinerários Amazônicos visa a levar, de forma aprofundada, temas que tocam a região – como mudanças climáticas, questões sociais, culturais e econômicas – de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de Ensino Médio”, afirma Paulo Andrade, presidente do Instituto Iungo.

Saiba mais sobre o programa Itinerários Amazônicos:

O programa Itinerários Amazônicos oferece conteúdos formativos gratuitos para educadores brasileiros através do canal do programa no YouTube: https://www.youtube.com/@ItinerariosAmazonicos ou no site oficial do programa: https://itinerariosamazonicos.org.br/ 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.