Ariel Bentes e Nayá Costa; 30/12/2019 às 10:00

4 tendências de comunicação para 2020

Conheça 4 tendências para você ficar de olho em 2020

Criação de conteúdo em áudio

Segundo o site Rock Content, uma das tendências para 2020 é a criação de conteúdo em áudio. Os usuários tem buscado experiências cada vez mais ágeis e a inclusão de um player em um texto, narrando o que já está escrito, proporciona isso ao consumidor. 

Uma outra alternativa é a criação de podcasts. Aqui no Brasil, o formato cresceu 67% em 2019 e fornece ao usuário um conteúdo gratuito e uma ampliação orgânica da sua marca.  Além disso, conteúdos em áudios proporcionam uma acessibilidade para deficientes visuais e criam uma relação mais humana com o consumidor.

Valorização da transparência de empresas

Uma outra temática apontada como tendência pela Rock Content, é a valorização da transparência de empresas. O uso de dados é uma das ferramentas da publicidade e do marketing para personalizar uma experiência para os usuários, mas o assunto ainda gera muitos debates na área. 

Após escândalos protagonizados pelo Facebook, os usuários passaram a desconfiar e a cobrar mais transparência dessa e de outras empresas, mas aquelas que deixarem claro a sua missão e os seus valores, os seus métodos de trabalho e responder os questionamentos de consumidores se destacarão no mercado e estarão livres de possíveis punições pela Lei de Proteção de Dados que entra em vigor em 2020.  

Experiência humana

A principal tendência é a experiência humana, de acordo com estudo da Infobase Interativa. As empresas que prorizarem a experiência do usuário terão 400% de aumento em suas conversões e a expectativa é de US$ 100 para cada 10 dólares gastos. Saiba mais sobre a pesquisa neste link.

Sustentabilidade

Ser uma empresa eco-friendly, ou seja, uma empresa que possui uma produção com materiais sustentáveis e sem riscos ao planeta e incentivar atitudes sustentáveis serão o foco do próximo ano. Conheça empresas que já trabalham com essa vertente aqui.

Fonte: Rock Content e Infobase Interativa

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.