Isabella Botelho; 16/12/2020 às 11:00

Neon do Norte: coletânea inédita cria pontes entre o audiovisual e a música autoral produzidos na região

Através de videoclipes dirigidos majoritariamente por mulheres, o projeto busca ampliar a visibilidade de trabalhos musicais autorais que trazem a afirmação e a valorização cultural de regionalidades e identidades diversas do Norte do país

Possibilitar a criação de conteúdos que contribuam para a valorização, afirmação e difusão da pluralidade cultural do Norte: esse é um dos principais objetivos da coletânea audiovisual ‘Neon do Norte’. Realizado pelo Chá de Papoulas Produções e contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei Aldir Blanc, o projeto traz como pilares o cinema, a música e a formação de novos agentes culturais.

A banda ‘Os Maninhos’, integrada pelos músicos amazonenses Magaiver Santos, Agenor Vasconcelos e Marcelo Nakamura, foi a escolhida para fazer a estreia das produções. Nos próximos dias, os artistas entram em processo de gravação do videoclipe da música “Calor”, previsto para ser lançado no dia 27/12 no canal oficial do ‘Neon do Norte’ no YouTube (bit.ly/neondonorte).

Buscando explorar a mistura de ritmos que marcam a região, a coletânea irá retratar artistas de estilos diversos, trazendo ao público trabalhos que passam por ritmos como cumbia, carimbó, lambada, mango, merengue, xote, valsa, bolero, lundu, samba, marabaixo, ijexá, brega, tecnobrega, entre outros. 

Jovens promessas do audiovisual amazonense integram a equipe de produção do videoclipe. É o caso da diretora de fotografia Valentina Ricardo, vencedora da categoria Direção de Fotografia de Curta-metragem Nacional no Festival de Gramado 2020, e Anália Nogueira, que traz na bagagem a participação em produções como “Aruanas”, série de televisão brasileira produzida pelos Estúdios Globo, e “A Febre”, longa vencedor de 20 prêmios internacionais. Anália assina a direção do primeiro videoclipe da coletânea.

Valentina Ricardo (Foto: Divulgação/Assessoria)

Além da criação de produtos audiovisuais, o projeto ‘Neon do Norte’ prevê ainda o início de uma pesquisa e mapeamento da produção fonográfica contemporânea da cidade de Manaus, além de atividades formativas que têm como objetivo capacitar novos agentes culturais. 

Em lives transmitidas pelo perfil do projeto no Instagram (@neondonorte), o público poderá acompanhar de forma gratuita os diálogos entre grandes nomes do cinema local e nacional, como Bárbara Alvarez, Ana Paula Cardoso, Joana Gatis e Elen Linth, sobre temas como roteiro e direção, direção de arte, figurino e som direto. As lives acontecerão entre os dias 21 e 26 de dezembro, com início previsto para às 19h. 

Mais informações sobre o Neon do Norte podem ser obtidas através das redes sociais do evento no Facebook (facebook.com/neondonorte) e no Instagram (@neondonorte).

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.