Crescer em sociedade é uma das coisas desafiadoras que enfrentamos. Interagir quando criança, passar pelos problemas e dilemas da adolescência e etc. Agora imagine passar por isso sendo uma pessoa com deficiência (PcD) quando muitos desconhece como vive uma PcD. É isso que o lançamento da Netflix explica na série Special.
Bom, você pode até pensar “ah uma série deprimente sobre os problemas de um cara gay com paralisia cerebral, que bad”, porém, Special é bem mais que isso, ela foca na vida de Ryan O’Connell e não somente na deficiência dele, mostrando ser uma pessoa com qualidades e defeitos, assim como qualquer uma.
Com duas temporadas em episódios curtos, a série possui uma abordagem leve, puxando para a comédia (mas sem ser aquele humor ácido, claro) sobre Ryan, gay de 28 anos, com paralisia cerebral que está começando a vida de trabalhar e morar sozinho, tentando mostrar à mãe super protetora que ele consegue, na maior parte do tempo, ser independente.
E como a questão é representatividade, aqui vai o que procuramos: o ator que interpreta Ryan é nada menos que o escritor do livro que inspirou a série, e não bastando isso, ele realmente possui paralisia cerebral. Ou seja, uma pessoa com deficiência que escreveu um livro e atua fazendo o próprio papel, mostrando que sim, PcD pode fazer diversas coisas sem uma apresentação romantizada e capacitista.
Com Special você pode se informar melhor sobre essa parte da população ainda invisível pra alguns. Fica a dica.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.