Na sexta-feira, 5, as redes sociais e a televisão americana começaram a repercutir as revelações trazidas por um documentário do New York Times. Framing Britney Spears é uma produção que aborda a polêmica conservadoria imposta a cantora de 39 anos.
Tomada em 2008, a decisão judicial era vista como uma forma de proteção da família da cantora, que naquela época passava por um surto psicológico. Entretanto, desde 2019 a conservadoria passou a ser contestada pelos fãs e pela mídia americana devido ao tempo em que está em vigor e questionada sobre sua real necessidade. Os questionamentos culminaram no surgimento do movimento #FreeBritney.
A artista não possui poder de decisão profissional e nem pessoal, uma vez que a mesma não pode casar e ter filhos sem aprovação prévia de uma equipe de tutores, liderada por seu pai, Jamie Spears, que até setembro de 2020 era responsável pelas suas finanças. Além disso, o fato da cantora ter que viver com US$ 1.500 dólares semanais, mesmo tendo arrecadado mais de US$ 600 milhões nos últimos 12 anos, é visto com desconfiança pelos ativistas.
O documentário Framing Britney Spears, exibido na plataforma de streaming Hulu e no canal americano FX, aborda desde o início da sua carreira, passando pelo seu ápice até as polêmicas dos anos de 2006 e 2007, até o momento em que Spears é considerada incapaz de tomar decisões sem a consultoria de profissionais e os motivos de nos últimos anos a decisão começar a ser contestada.
Também é retratada na produção a relação familiar de Spears, mostrando uma grande diferença de envolvimento da cantora com sua mãe, mais próxima, e com seu pai.
Os indícios são reforçados com a participação de ex-assessores, dançarinos, fãs e amigos pessoais da artista, como a ex-assistente Felicia Culotta, conhecida pelos fãs como uma das pessoas mais próximas de Spears desde o início de sua carreira.
Ainda não há previsão de quando o documentário será disponibilizado para que o público brasileiro possa assistir na televisão.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.