Dando continuidade às produções protagonizadas por pessoas comuns e intituladas como minoria na sociedade, a Globo apresentou na última semana a edição “Falas de Orgulho”, disponível na Globoplay, em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+.
Tudo começou com “Falas Negras”, para o Dia da Consciência Negra, “Falas Indígenas”, para o Dia do Indígena e “Falas Femininas”, para o Dia da Mulher. Já com “Falas de Orgulho” são apresentadas oito personagens de diferentes idades, religiões e regiões do país para narrarem suas trajetórias de descoberta, aceitação e rotina no universo LGBTQIA+.
A edição reúne todas as letras da comunidade, há um homem trans, uma mulher trans, uma mulher bissexual, um homem bissexual, uma mulher lésbica jovem e outra idosa, um homem gay, um homem gay que se apresenta como drag queen e ao final, uma pessoa assexual, uma queer e outra intersexo.
Cada personagem tem uma forma e período de descoberta e aceitação. Ângela Fontes, 69 anos, conta que se percebeu lésbica já na terceira idade e só conseguiu contar a família sobre sua sexualidade após ver o casal da ficção formado por Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro, na novela Babilônia.
Já o delegado Mário Leony conta sobre o tratamento que recebeu da equipe de trabalho ao comunicar ser gay, que, para a própria surpresa, continuou a mesma rotina de respeito. Assim como a família de Richard Alcântara, jovem transgênero que também encontrou em uma novela a força para contar à mãe sobre seu gênero real.
Com uma equipe de produção formada por várias pessoas da comunidade LGBTQIA+, Falas de Orgulho apresenta essas e outras histórias que valem a pena conferir e se emocionar em que, ao fim programa, é apresentado um clipe gravado exclusivamente para esta edição com as cantoras Pabllo, Majur e Johnny Hooker performando a música “Flutua”, tida como uma das representantes para a comunidade.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.