Isabella Botelho; 21/03/2023 às 15:30

Inscrições para o concurso cultural ‘Duelo dos Artistas’ em Vigia, no Pará, terminam nesta terça-feira, 21

Concurso desafia artistas visuais vigienses

Termina nesta terça-feira, 21, o prazo para inscrição no concurso cultural “Duelo dos Artistas”, realizado pela Equatorial Energia Pará através da Lei Semear, em parceria com a Prefeitura de Vigia, no Pará. As inscrições do projeto, voltado a artistas locais, são gratuitas, e o primeiro colocado levará um prêmio no valor de R$ 5 mil.

Foto: Divulgação/Assessoria

O “Duelo dos Artistas” é uma competição entre artistas visuais vigienses que vão mostrar ao público todos os processos criativos e produtivos que envolvem a preparação de uma obra de arte. Os inscritos deverão produzir uma tela em 30 minutos e ao vivo na praça de Vigia. A votação para a escolha do melhor trabalho será feita pelo público de forma on-line.

Com o objetivo de valorizar os artistas, democratizar o acesso à cultura e estimular a produção das artes visuais de forma ampla, a competição está dividida em doze rodadas, três por semana, durante o mês de abril. O duelo acontecerá em três praças de bairros diferentes.

De acordo com Michelle Miranda, analista de sustentabilidade da Equatorial Energia, patrocinar a cultura é valorizar a realidade da identidade amazônica. “Sendo assim, proporcionamos a visibilidade dos artistas locais e nos preocupamos em interiorizar a arte e cultura paraense”, explica.

O “Duelo dos Artistas” é patrocinado pela Equatorial Energia através da Lei de incentivo à cultura e faz parte do programa E+Cultura. A idealização, execução e curadoria do evento é do artista Johnatan Ryder, que destaca que o evento visa aproximar a população das Artes Visuais.

“É fundamental que o duelo seja o mais perto possível das comunidades, das pessoas. Escolhemos as praças pois elas unem as pessoas, e também esses locais têm acessibilidade, como rampa de acesso e intérprete de Libras”, afirma.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.