ComunicaçãoEntretenimento

Grupo Jurubebas leva imaginário amazônico para palcos de outros estados e se consolida nacionalmente

O Grupo Jurubebas de Teatro vem ampliando sua arte em âmbito nacional. Em menos de uma década de existência, o coletivo já é destaque na cena teatral do país e contabiliza dez participações em eventos de médio e grande porte, apresentando os espetáculos “Vila dos Vagalumes”, “Tucumã & Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu” e “A Ilha Profana do Cantagalo, este último contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2023-2024.

Foto: Divulgação

A companhia segue se apresentando em três estados, durante o mês de setembro: no Festival Cenas Curtas Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG) no dia 12 de setembro às 19h, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613, Horto); no Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto (SP), dia 21 de setembro às 16h, no Teatro Municipal (Via São Bento, Campos Elísios); e no Festival Primavera em Cena, em Garopaba (SC) no dia 23 de setembro às 20h, no Centro Cultural de Garopaba (Rua Manoel de Araújo, 200). Todas as apresentações são gratuitas. Mais informações pelos telefones (92) 98430-2531 e (92) 98133-6267 ou pelo e-mail [email protected].

Inspiradas pelo imaginário amazônico e pelas encantarias da floresta, as criações do grupo se sobressaem como manifestações poéticas que exploram a riqueza cultural da região. Por meio das performances teatrais, o coletivo constrói narrativas que dão voz aos corpos dissidentes, ressaltando a identidade e o pertencimento na Amazônia. 

“Falamos do nosso próprio território, com a propriedade de quem vê e vive de perto o cotidiano do Norte e mostra para o país como as criações têm importância artística e social”, afirma Felipe Maya Jatobá, diretor e fundador do Jurubebas.

Felipe Jatobá Foto: Divulgação

Somente neste ano, o Jurubebas já realizou 27 apresentações em diferentes regiões do país, reunindo mais de três mil espectadores. Para o diretor e ator Robert Moura, o alcance nacional é parte de um propósito muito maior, que é oferecer visibilidade para outros grupos locais.

“Circular um trabalho nosso é também entender que estamos trilhando um caminho possível e que outros grupos amazonenses podem caminhar juntos e com os mesmos objetivos”, avalia.

Além da atuação teatral, o grupo se destaca também na formação cultural. Com o projeto “Jovens Produtores”, realizado em duas edições nos últimos três anos, mais de 30 jovens foram capacitados, fortalecendo a cadeia de produção artística do Amazonas. 

Representatividade no MICBR 2025

Em 2025, Robert Moura assumiu a direção do grupo, ao lado de Felipe Maya Jatobá, que segue na direção geral. Juntos, eles assinam a produção executiva e artística do coletivo. Este ano, Moura também é um dos representantes do Norte na maior feira de indústrias criativas da América Latina, o MICBR 2025, realizado pelo Ministério da Cultura em Fortaleza (CE).

Robert Moura
Foto: Divulgação

Selecionado para integrar a delegação oficial do Ministério, Robert se prepara para apresentar o espetáculo “Vila dos Vagalumes” na categoria Teatro Iniciante. 

“Foi um grande processo para chegar ao MICBR 2025 e terei a responsabilidade de levar para o Brasil um pouco desse imaginário amazônico contemporâneo”, destaca o diretor.

Ele divide a direção da cena curta “Papisa Joana” com Felipe, trabalho que estreou no Festival Curta Teatro, em Macapá, e também assinará com o colega a montagem que será levada à feira em Fortaleza.

“Eu e Robert Moura partilhamos dos mesmos ideais e projetos de futuro onde o teatro que produzimos está. Tem sido uma direção repleta de companheirismo e novos olhares para a cena”, comenta Felipe

Produções reconhecidas nacionalmente

Robert Moura também tem se destacado como produtor executivo. Ele assinou o projeto “Desassossego In Loco”, contemplado pela Bolsa Myriam Muniz de Teatro 2023 (FUNARTE), e “A Ilha Profana do Cantagalo”, aprovado pelo Rumos Itaú Cultural 2023-2024.

Mais recentes

EventosMúsica

Banda Ventura, cover do Los Hermanos, se apresenta em Manaus no dia 1º de maio

Tributo integra a programação da Norte Expo Tattoo e reúne clássicos do rock alternativo nacional
EventosFilmes, séries e TV

Cineteatro Guarany exibe o longo-metragem ‘Twisted’ no programação do Cinema de Arte SEC

Sessões gratuitas apresentam thriller psicológico sobre luto, vingança e os limites da obsessão
EntretenimentoMúsica

Hallyu na Amazônia: K-pop cresce e movimenta comunidade em Manaus

Crescimento de eventos e encontros organizados por fãs ajuda a consolidar a capital amazonense como um polo emergente da cultura pop sul-coreana no Norte do Brasil
Entretenimento

Dia do Trabalhador terá programação cultural e gastronômica na Ponta Negra

Evento promovido pela prefeitura ocorre nesta sexta-feira (1º) com shows, feira gastronômica e atividades abertas ao público
EventosMúsica

Banda Ventura, cover do Los Hermanos, se apresenta em Manaus no dia 1º de maio

Tributo integra a programação da Norte Expo Tattoo e reúne clássicos do rock alternativo nacional
EventosFilmes, séries e TV

Cineteatro Guarany exibe o longo-metragem ‘Twisted’ no programação do Cinema de Arte SEC

Sessões gratuitas apresentam thriller psicológico sobre luto, vingança e os limites da obsessão
EntretenimentoMúsica

Hallyu na Amazônia: K-pop cresce e movimenta comunidade em Manaus

Crescimento de eventos e encontros organizados por fãs ajuda a consolidar a capital amazonense como um polo emergente da cultura pop sul-coreana no Norte do Brasil
Entretenimento

Dia do Trabalhador terá programação cultural e gastronômica na Ponta Negra

Evento promovido pela prefeitura ocorre nesta sexta-feira (1º) com shows, feira gastronômica e atividades abertas ao público

Relacionadas

Comunicação

5º Congresso de Jornalismo da Amazônia será realizado de 22 a 24 de abril, em Manaus

Evento será realizado na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
ComunicaçãoSociedade

Agência H65 é indicada ao Prêmio Live: Saiba como votar

Empresa amazonense concorre com o projeto Calendário do Advento e representa Manaus em premiação nacional de brand experience
Entretenimento

‘Ecoa’ abre inscrições para segunda edição de mostra socioambiental de cinema em Manaus

Inscrições seguem até 18 de abril; mostra gratuita será realizada nos dias 23 e 24 de maio
Acessar o conteúdo