Nos dias 20 e 21 de dezembro, Macapá recebe o Festival dos Povos da Floresta, que celebra a diversidade cultural da região amazônica. Com uma programação multilinguagem, a iniciativa apresenta exposições, shows musicais, performances, rodas de conversa, oficinas e manifestações artísticas que representam a riqueza da Amazônia. A entrada é gratuita e o evento ocorre no Pier Santa Inês.

O festival tem o objetivo de ressaltar a pluralidade brasileira, a partir da Amazônia, celebrando a arte e os saberes dos povos indígenas e comunidades tradicionais da região. A comemoração segue ocorrendo em cinco estados da Amazônia Legal, com edições em Porto Velho, Boa Vista, Macapá, Belém e Brasília.
As atrações confirmadas na programação são vozes que vieram diretamente da própria região, enfatizando o talento plural dos artistas e a musicalidade do território. Entre os artistas que se apresentam no palco, estão Juliana Linhares, Dona Onete, Patrícia Bastos, Grupo Raízes do Bolão, DJ Carol Tucuju, entre outros.
Já a Exposição dos Povos da Floresta, que tem o foco de valorizar a arte e o protagonismo dos Povos Originários e dos Mestres e Mestras do Norte, abre o período de visitação no dia 19 de dezembro e segue até 18 de janeiro de 2026, no Centro Cândido Portinari. O festival é idealizado pela Rio Terra e apresentado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Confira os artistas confirmados:
20/12
- DJ Aucky
- Grupo Raízes do Bolão
- Afrocuriaú e Oneide Bastos
- Senzalas
- Nilson Chaves e Brenda Melo convidam Allan Gomes – Dona Onete
21/12
- DJ Carol Tucuju – Povo Arara
- Zé Miguel e Euterpe
- Fineias feat. Pretogonista
- Patrícia Bastos e Marrecos Land feat. Aíla e Gabriê
- Juliana Linhares “Nordeste Ficção”