Thaís Andrade; 23/03/2023 às 13:00

Escritor indígena Ailton Krenak será uma das atrações da Festa Literária de Praia do Forte

De 4 a 7 de maio, a FLIPF vai reunir na Praia do Forte autores, pesquisadores, artistas, estudantes, turistas e comunidade em torno dos livros

A 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF) traz, neste ano, o tema “Voam sonhos nas asas da esperança”. O evento acontece de 4 a 7 de maio na Praia do Forte, na Bahia. O escritor indígena, filósofo e poeta Ailton Krenak será uma das atrações do espaço Canto da Palavra, onde acontecerão as tradicionais Mesas Literárias da FLIPF.

Nascido em Minas Gerais, Ailton também é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Foi o responsável por organizar a Aliança dos Povos da Floresta e exerceu um papel marcante na conquista dos direitos indígena na Constituinte de 1988. O ambientalista também é comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Foto: Adriana Moura

Entre as suas obras estão os livros “Ideias para adiar o fim do mundo”, “O amanhã não está à venda”, “A vida não é útil” e “Futuro ancestral”. A quarta edição da FLIPF acontecerá de maneira totalmente gratuita e aberta ao público de 4 a 7 de maio, em diversos espaços da Praia do Forte. 

A programação do evento contará com curadoria coletiva especial, formada pela jornalista e escritora Edma de Gois; o escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon; a escritora e criadora do projeto de incentivo à leitura em família @maequele, Emília Nuñez; e a antropóloga e curadora Bárbara Falcón. 

Durante os quatro dias, o público vai poder acompanhar diversas atrações, por meio de uma agenda intensa e diversa, comandada por grandes referências nacionais e internacionais, nos seguintes espaços: Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho FLIPF e Multiverso FLIPF. 

Espaços

Canto da Palavra: Tenda principal, onde tradicionalmente acontecem as mesas literárias, as sessões de autógrafos com os convidados e a livraria oficial, a LDM, no auditório do Espaço Baleia Jubarte, criado em 1988 para proteger a baleia jubarte na região do Banco dos Abrolhos.

Espaço Rede de Livros: Local onde editores baianos, coletivos e autores independentes comercializam publicações importantes do estado e acontecem diversas atividades, como bate-papo com autores, lançamentos de livros, oficinas, feiras de livros, contações de histórias e muito mais. Situada no Clube dos Pescadores, localizado no coração da charmosa vila da Praia do Forte, é um espaço da comunidade onde acontecem eventos e reuniões, além de abrigar a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.

Ninho FLIPF: Inspirado na eclosão dos ninhos de tartarugas marinhas nas areias quentes da Praia do Forte, acontecerá no Projeto Tamar e visa desenvolver e incentivar o hábito da leitura no público infantil. Pensado especialmente para as crianças de 0 a 12 anos, o Ninho FLIPF oferece diversas atividades, como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil.

Multiverso FLIPF: Com programação voltada para os jovens, o local reúne mesas literárias, oficinas, bate-papos, lançamentos de livros e batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual para o público. O Multiverso acontece em uma tenda na vila da Praia do Forte.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.