Com o propósito de se firmar entre as celebrações literárias de destaque do Brasil, a 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte, que este ano traz como tema “Voam sonhos nas asas da esperança”, promete agitar a Praia do Forte – um dos destinos mais procurados do Litoral Norte da Bahia – de 4 a 7 de maio.
O evento oferece uma programação que contará com curadoria coletiva especial, formada pela jornalista e escritora Edma de Gois; pelo escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon; pela escritora e criadora do projeto de incentivo à leitura em família @maequele, Emília Nuñez; e pela antropóloga e curadora Bárbara Falcón. Cada curador será responsável por um espaço interativo, que terá diversas atividades diárias, com programações para todas as idades.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá nutrir sonhos e esperanças por meio de uma agenda intensa e diversa, comandada por grandes referências nacionais e internacionais em quatro espaços: Canto da Palavra, Rede de Livros, Ninho FLIPF e Multiverso FLIPF.
A Festa Literária Internacional da Praia do Forte é uma realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural, duas empresas baianas de produção cultural com larga experiência em projetos de valorização e democratização de acesso à literatura, à música, às artes visuais e ao teatro na Bahia e no Brasil. A 4ª edição da FLIPF conta com o patrocínio da Petroreconcavo e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Espaços
Canto da Palavra: Tenda principal, onde tradicionalmente acontecem as mesas literárias, as sessões de autógrafos com os convidados e a livraria oficial, a LDM, no auditório do Espaço Baleia Jubarte, criado em 1988 para proteger a baleia jubarte na região do Banco dos Abrolhos.
Espaço Rede de Livros: Local onde editores baianos, coletivos e autores independentes comercializam publicações importantes do estado e onde acontecem diversas atividades, como bate-papo com autores, lançamentos de livros, oficinas, feiras de livros, contações de histórias e muito mais. Situada no Clube dos Pescadores, localizado no coração da charmosa vila da Praia do Forte, é um espaço da comunidade onde acontecem eventos e reuniões, além de abrigar a Biblioteca Comunitária Professora Raimunda Queiroz de Oliveira.
Ninho FLIPF: Inspirado na eclosão dos ninhos de tartarugas marinhas nas areias quentes da Praia do Forte, acontecerá no Projeto Tamar e visa desenvolver e incentivar o hábito de leitura do público infantil. Pensado especialmente para as crianças de 0 a 12 anos, o Ninho FLIPF oferece diversas atividades, como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil.
Multiverso FLIPF: Com programação voltada para os jovens, o local reúne mesas literárias, oficinas, bate-papos, lançamentos de livros e batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual para o público. O Multiverso acontece em uma tenda da Vila de Praia do Forte.
Segundo Anderson Shon, curador do Espaço Multiverso, ocupar este cargo e dar uma nova cara, gostos e referências para estes jovens é muito importante.
“Além de levar o que há de melhor na literatura baiana, meu papel também é poder enxergar o que eu não vejo, principalmente do que vem acontecendo no interior do nosso estado. Afinal, qual é a nova cara da literatura contemporânea que dialoga com a juventude?”, questiona o poeta, reforçando também que tem primado pela diversidade. “Sou um homem preto e sei que a literatura baiana é formada por pessoas negras, indígenas, PcDs, e eu quero trazer todos eles para o espaço do Multiverso FLIPF”, afirma.
No ano passado, durante a 3ª FLIPF, o evento reuniu cerca de 7 mil pessoas e 126 atrações, entre escritores, escritoras, contadores de histórias, atrações culturais, ninho, vila gastronômica e feira de artesanato, e levou à Praia do Forte autores consagrados e estreantes da literatura nacional e internacional, além de artistas e cineastas, como Antônio Torres, Raphael Montes, Aldri Anunciação, Ayrson Heráclito, Itamar Vieira Júnior, Kátia Borges, Naine Terena, Rita Santana, a argentina Ariana Harwicz e o angolano Ondjaki.
Sustentabilidade
A FLIPF reforça seu compromisso em contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda 2030 da ONU, através de ações que possam colaborar para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, como os objetivos de educação de qualidade, igualdade e gênero, redução das desigualdades, cidade de comunidade sustentável, consumo e produção responsáveis, vida na água, vida terrestre, e parceria e meio de implementação.
Com isso, buscando inserir de forma pragmática a comunidade local e da região do entorno da Praia do Forte, a Festa Literária Internacional de Praia do Forte desenvolve atividades que integram cultura, escolas e associações de forma orgânica, para que todos sejam parte integrante do projeto e assim potencializem os impactos positivos destas ações na comunidade.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.