Sofia Lourenço; 20/09/2024 às 14:30

Documentário ‘A Lenda do Anselmo’ será exibido, nesta sexta-feira 20, no Cineteatro Guarany

A produção tem 30 minutos de duração e leva assinatura de Amino Vasconcelos

Nesta sexta-feira (20), a partir das 18h30, o Cineteatro Guarany recebe o documentário “A Lenda do Anselmo – O Encanto do Rio Maués-Açu”, produção dirigida por Amino Vasconcelos e que resgata a história da lenda amazônica.

Imagem: Divulgação

Com 30 minutos de duração, o documentário foi criado a partir de depoimentos de moradores daquela cidade, que contaram detalhes da vida e dos feitos de Anselmo, um pescador nada comum e que tinha poderes místicos e uma profunda conexão com a natureza.

“Nosso objetivo foi valorizar e preservar a memória de Anselmo, um homem que marcou a história de Maués e que continua impactando gerações”, afirma o diretor Amino Vasconcelos, lembrando que o documentário foi contemplado por meio da Lei Paulo Gustavo em Maués, via Secretaria de Cultura e Turismo de Maués.

A lenda de Anselmo, do município de Maués, no Amazonas, conta a história de um pescador com poderes místicos e uma forte conexão com a natureza. A lenda, que remonta aos anos 1930, permanece viva no imaginário da população de Maués, representando um misto de fé e respeito pela natureza e pelo sobrenatural.

Imagem: Divulgação

A lenda começou a ter força com a declaração sobre o desaparecimento de um homem que segundo a lenda, conta que um homem foi visto saindo para pescar e nunca mais foi visto, sendo encontrado apenas sua canoa com seus instrumentos de pesca, remo e sua roupa. Após o sumiço, começaram a surgir relatos de aparições misteriosas, o que levou a comunidade local a acreditar que ele havia se tornado um “encantado” – uma figura mística que habita o mundo da encantaria. 

Amino Vasconcelos

Amino Vasconcelos é um cineasta manauara dedicado à preservação da cultura amazônica por meio do audiovisual. Com uma trajetória marcada por projetos que resgatam lendas regionais e tradições populares, ele tem se destacado tanto na direção de filmes quanto na música e composição. Além de cineasta, Vasconcelos tem sido uma voz ativa na promoção da identidade cultural amazônica, utilizando o cinema como uma ferramenta para conectar gerações com as histórias e mitos do passado.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.