Tuane Silva; 04/08/2022 às 13:30

Casarão de Ideias promove ‘Festival de Cinema Brasileiro Fantástico’ nos dias 4 e 5 de agosto

O festival tem como objetivo exibir a pluralidade do cinema brasileiro fantástico

O Festival de Cinema Brasileiro Fantástico (FCBF) apresenta em Manaus uma versão pocket do festival, contando com a exibição de cinco curtas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo e a oficina ‘Territórios do Cinema Fantástico’, ministrada por Fabrício Basílio, curador do festival e mestre em comunicação pela UFF.

O festival tem como objetivo exibir a pluralidade do cinema brasileiro fantástico, que é atravessado por gêneros e subgêneros como horror, ficção científica, fantasia, afrofuturismo e outras vertentes, em filmes que se aproximam ao se distanciar de um sistema real/naturalista na captação de imagens e sons.

A oficina ‘Territórios do Cinema Fantástico’ apresenta teorias e gestos sobrenaturais no cinema, partindo de diversas obras audiovisuais dos mais diferentes países e abordando definições e principais características do fantástico e de alguns gêneros que lhe cercam, a partir da introdução de teorias e de trechos de filmes e obras literárias. Você pode se inscrever para a oficina aqui.

O evento tem início nesta quinta-feira, 4, das 14h até as 18h, e contará com a exibição dos seguintes curtas-metragens:

  • De Costas pro Rio, de Felipe Aufiero (16 minutos) – AM
  • Assombramitos, de Elizângela Da Silva (13 minutos) – BA
  • Jamary, de Begê Muniz (18 minutos) – AM
  • Ditadura Roxa, de Matheus de Souza Alves Moura (23 minutos) – MG
  • Sol, de Carlos G. Gananian (14 minutos) – SP

Fabrício Basílio é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), tendo como tema o fantástico no cinema brasileiro. É produtor e professor, e ofereceu oficinas de cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na Coart-UERJ. Em 2017, produziu o curta-metragem “Vazio do Lado de Fora”, selecionado para o 70o Festival de Cannes. Em 2018, escreveu o artigo “O Mundo ao Avesso: Absurdo e suspense em ‘O Terceiro Tiro’”, publicado no livro “Única – Estudos Hitchcockianos”. É diretor e curador do 1º FCBF — Festival Brasileiro de Cinema Fantástico On-line. Além disso, é produtor executivo do longa-metragem “Peixe Abissal”, dirigido por Rafael Saar e com previsão de lançamento para 2022. No momento, está dirigindo o documentário “Relembra: Futebol de operários em Niterói” (em fase de pós-produção) e desenvolvendo (como diretor e roteirista) o curta-metragem “Viventes”, selecionado pelo 2o edital de fomento ao audiovisual de Niterói (RJ).

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.