O 19° Festival de Teatro da Amazônia (FTA) segue sua programação com os espetáculos da mostra “Jurupari Adulto”, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Av. Eduardo Ribeiro 937, no Centro de Manaus.

Na quinta-feira (9), a Companhia Transversal de Artes Integradas apresenta “Viper Paradise” e na sexta-feira (10), o Ateliê 23 traz “Sebastião”, finalizando o dia teatral especial com sucesso.
A entrada é gratuita nas duas peças de classificação indicativa de 16 anos. Para conferir as próximas apresentações incluídas na FTA 2025, acesse o site fetam.com.br ou o perfil da Fetam no Instagram: @fetam.teatro.
Viper Paradise
Em “Viper Paradise”, Verônica Bourbón é dona da boate que de noite é um paraíso, mas durante o dia pode ser um grande pesadelo. A obra acontece durante o regime militar na fase mais violenta, quando Manu é resgatada das ruas e guarda o paradeiro de seu companheiro.

“‘Viper Paradise’ é ambientada na Manaus dos anos 80, onde a repressão pela ditadura era forte e o processo de exclusão de corpos dissidentes era uma política de estado. A gente fala de como essas relações aconteciam na calada da noite, em lugares onde a diversão era um refúgio para dias sombrios”, comenta Felipe Maya Jatobá, diretor do espetáculo .
“Chegamos no Festival de Teatro da Amazônia após sucesso no Festival do Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul, onde conquistou seis prêmios, incluindo de ‘Melhor Espetáculo’. A recepção para esse trabalho está num lugar político e social de dar visibilidade e protagonismo à pauta transgênero e mostrar de forma poética que, mesmo em tempos de limitação das liberdades, existiam relações humanas profundas”, completa o artista.
A direção, dramaturgia e trilha sonora são assinadas por Felipe Maya Jatobá, que também coordena o elenco ao lado de Nicka. A cenografia é desenvolvida em parceria com Robert Moura, responsável ainda pela iluminação do espetáculo. A Cia Transversal assina maquiagem e caracterização, Henrique Dias no figurino, Paulo Oliveira e Ana Julia Bertrand na produção.
Sebastião
Com memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, aliadas à experiência dos atores, a companhia amazonense apresenta números musicais e depoimentos emocionantes sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+.
“É a segunda vez que apresentamos um espetáculo nosso esse horário no festival. A primeira foi com ‘Cabaré Chinelo’, em 2023. É uma forma de provocar o público”, afirma Taciano Soares, diretor da peça
“Experimentar uma obra como ‘Sebastião’, com aquele mix de emoções que o espetáculo propõe ao espectador e sair do teatro quase meia-noite é, no mínimo, um convite a sairmos de nossas zonas de conforto. Todos nós, artistas e público. Tenho certeza que será uma experiência inesquecível”.
O elenco é formado por Taciano Soares, Eric Lima, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda, que interpretam a trajetória de sete drag queens: Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane.

A banda do espetáculo conta com Sandisk e Luana Aranha nos baixos e beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. A equipe tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia, ao lado de Eric Lima e Taciano Soares; Emily Danali na assistência de direção; Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na Iluminação.
“Sebastião”, do Ateliê 23, inspirado em “Um Bar Chamado Patrícia”, de Bosco Fonseca, foi indicado a cinco categorias do Prêmio Cenym de Teatro Nacional em 2025. Sucesso de público e crítica, disputa “Melhor Companhia”, “Elenco”, “Produção Artística”, “Figurino” e “Adereços de Cena”.
Sobre o Festival de Teatro da Amazônia 2025
Referência no Norte do Brasil, o FTA é realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Atelo, Rede Amazônica e parceria com o Sesc Amazonas, Amazonas Shopping, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Projeto de Extensão de Teatro Lambe-Lambe.
Em 2024, o FTA ganhou o título de “Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional. O evento que movimenta a cena teatral gera emprego e renda no estado, com quase 10 mil pessoas alcançadas e mais de 600 profissionais envolvidos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.