Gabriela Auzier; 21/06/2024 às 16:30

13ª Mostra 3M de Arte abre edital para artistas de todo o país

Com o tema 'Interespécies: Cruzando Mundos', a edição é focada nas relações e conexão dos seres humanos com a natureza

A 13° Mostra 3M de Arte, evento importante para o cenário artístico, está com inscrições abertas até o dia 14 de julho. A iniciativa permitirá que artistas de todo o país mostrem suas obras. Com o tema “Interespécies cruzando o mundo”, a mostra acontecerá em outubro deste ano no Parque Augusta, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 14/7 por meio do site oficial. O resultado dos ganhadores será divulgado no dia 26/7.

Com curadoria de Aline Ambrósio, pesquisadora afro-indígena tupi guarani e crítica da arte contemporânea, as relações e conexões dos seres humanos com a natureza são o foco do evento. Segundo a curadora, espera-se que as obras também ultrapassem as fronteiras entre os mundos sociais e biológicos, o que falará muito à sensibilidade dos públicos que visitarão o parque durante a exposição.Para ela, o projeto curatorial desta temporada é extremamente relevante para a sociedade.

“Diariamente, testemunhamos os graves efeitos das mudanças climáticas e as consequências do desrespeito humano pela natureza. Na cultura afro-indígena, nós somos a natureza, o que elimina qualquer hierarquia ou dominação sobre o meio ambiente. Em vez disso, há uma confluência e um cruzamento contínuo de mundos que garantem a manutenção de todas as formas de vida. Com esta exposição, desejo compartilhar um pouco desses saberes ancestrais e convidar os públicos a refletirem sobre a urgência de discutir, no campo artístico, socioambiental e político, as relações entre as espécies humanas e não-humanas, e suas implicações no cenário atual de emergência climática global”.

Uma ideia que norteia a curadoria é o conceito de circularidade com “começo, meio e começo”, cunhado pelo pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, que reflete sobre trajetória e ancestralidade como algo cíclico e conectado. Outra importante referência é a do filósofo indígena Ailton Krenak, que transmite o conceito de “Futuro Ancestral”, segundo o qual, para os saberes indígenas, é necessário olhar para a ancestralidade para se refletir sobre o futuro.

O júri, composto pela curadora Aline Ambrósio, Ana Carolina Ralston, Pollyana Quintella, Wes Viana e a Elo3, irá selecionar dois trabalhos vencedores do edital que participarão da mostra ao lado de quatro artistas convidados.

Imagem: Divulgação

Inscrição

Para se inscrever, é necessário acessar a bio da Mostra 3M de Arte no Instagram ou o site oficial ww.mostra3mdearte.com.br para mais informações sobre o projeto, regulamento, portfólio com imagens de trabalhos, cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta e outros custos necessários.

Todos os participantes devem considerar o local da Mostra 3M de Arte, a duração da exposição, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para quem reside fora da cidade de São Paulo, haverá hospedagem e transporte custeados durante o período de montagem.

Para participar, o artista inscrito deverá apresentar projetos alinhados ao tema e em consonância com as regras apresentadas no edital. Cada selecionado receberá 6 mil reais referentes ao cachê de criação e direitos autorais de exibição e 25 mil reais de verba para produção (incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra).

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.