Nesta quinta-feira (18), Belém recebe o “Arraial Marajoara” com a abertura do Cordão do Galo, projeto do Instituto Arraial do Pavulagem. O lançamento acontece no Memorial dos Povos com entrada gratuita e programação que reúne shows musicais, exibições de filmes, feira criativa e outras atividades.

Das 17h às 22h, o Arraial Marajoara acontece com a Feira Criativa, disponibilizando gastronomia dos Campos do Marajó, Brechó do Galo e a lojinha do Arraial do Pavulagem. Às 17h30, acontece a Reunida do Batalhão da Estrela e, às 18h, a exibição do filme “Cordão do Galo 2025 – Território de Cultura da Criança Marajoara”. O audiovisual aborda o percurso do projeto e a relação com o território marajoara, dirigido por Felipe Cortez e André Mardock.
As apresentações musicais iniciam às 18h30, com apresentação do Arraial da Pavulagem e participações de Luê, Íris da Selva e Allan Carvalho. O Grupo Sancari chega às 20h para encerrar a comemoração.
Após a abertura em Belém, o projeto segue para Cachoeira do Arari, onde desenvolve atividades formativas voltadas principalmente para o público infanto juvenil. Entre as ações, são realizadas o acolhimento das famílias, ensaios, plantio de mudas, entrega de arrecadações e oficinas de canto, dança, percussão, perna de pau, metais, sustentabilidade, dentre outros programas lúdicos que destacam a ancestralidade e o pertencimento.
O ciclo se encerra no dia 11 de janeiro, com o tradicional cortejo do Cordão do Galo pelas ruas do município. Essa é a 18° edição do projeto, que integra as ações de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.