A criação de conteúdo no TikTok é rápida, e as trends, espécie de correntes, se espalham pelo mundo em questão de horas. Por conta disso, nem sempre um vídeo inédito de um criador de conteúdo é creditado da forma certa ao ser reproduzido por outras pessoas na plataforma. Pensando nisso, o TikTok emitiu uma nota na última quarta-feira, 18, propondo ferramentas para creditar criadores.
Com o lançamento dessas ferramentas, os criadores poderão marcar, mencionar e creditar diretamente um vídeo em sua descrição, mostrando as diversas vozes na plataforma. Seja participando da última tendência, adicionando uma piada ou criando o próximo som viral, os criadores podem citar de maneira fácil e direta sua inspiração. Além disso, serão adicionados mais avisos aos usuários para creditar ao longo do processo de postagem, junto com um pop-up educacional que incentiva e explica a importância de inserir créditos em seu conteúdo. As novas funcionalidades já estarão disponíveis nas próximas semanas.
Além do foco no desenvolvimento de ferramentas que inspirem a criatividade, promovam a inclusão e aumentem o reconhecimento do criador, o TikTok também se compromete em dar destaque ao trabalho dos criadores de tendências relevantes por meio de programas como a série “Originator”. O Portal do Criador também apresenta a seção “Crediting Creators”, que destaca a importância de atribuir crédito a criadores de tendências por seu trabalho. O portal inclui uma visão geral das melhores práticas para creditar, oferece diferentes opções e se aprofunda em como encontrar o criador, caso você não tenha certeza de quem começou uma tendência.
Para utilizar as novas ferramentas de crédito de criadores, o usuário deve seguir estes passos:
- Criar ou editar um vídeo TikTok.
- Na página de postagem, tocar no novo ícone “vídeo”
- Uma vez na página da etiqueta do vídeo, será possível selecionar um vídeo que tenha gostado, favoritado, postado ou que tenha usado o mesmo som.
- Uma vez selecionado, a etiqueta de vídeo será adicionada como uma menção no título.
De acordo com a plataforma, esta é mais uma maneira de ampliar as vozes da comunidade de criadores e celebrar o conteúdo inovador que é criado dia após dia. “É importante ver uma cultura de crédito tomar forma no ecossistema digital e apoiar criadores sub-representados a serem devidamente creditados e celebrados pelo seu trabalho. O TikTok espera ver como essas novas ferramentas de crédito a criadores inspiram mais criatividade e incentivam a atribuição de criação de tendências em toda a comunidade da plataforma”, afirma a nota.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.