Poliany Rodrigues; 11/04/2025 às 11:00

Projeto ‘Lê Pra Mim?’ chega a Manaus para incentivar a leitura entre crianças de escolas públicas

Será a segunda edição do projeto na cidade, com abertura que contará com a participação de Carla Marins, Dandara Mariana e Dhonata Augusto

Ao completar 15 anos promovendo a leitura por meio de encontros literários com crianças de escolas públicas, o projeto “Lê Pra Mim?” retorna a Manaus trazendo nomes conhecidos que irão ler para crianças de 4 a 10 anos da rede pública da capital. Nesta edição, a atriz Carla Marins, da novela “História de Amor”, e os atores Dandara Mariana e Dhonata Augusto, ambos do seriado “Encantados”, estarão entre as personalidades que visitarão as escolas amazonenses a partir de quinta-feira (10).

Foto: Divulgação

A iniciativa tem como propósito fomentar o hábito da leitura desde a infância, por meio de encontros em que artistas e convidados locais leem obras da literatura infantil brasileira, estimulando o imaginário e o interesse das crianças pelos livros. A estreia desta edição ocorreu em março, em Belém (PA), e agora chega a Manaus (AM). As próximas cidades serão Sinop (MT) e Porto Velho (RO). A expectativa é beneficiar cerca de mil alunos somente na capital amazonense.

Dinâmica do ‘Lê Pra Mim?’

A cada encontro, dois livros infantis serão lidos — um por uma personalidade nacional e outro por um convidado local. Além da leitura, os participantes compartilham suas trajetórias de vida, criando um ambiente inspirador para as crianças. Ao final, cada criança recebe um livro infantil para levar para casa, incentivando a continuidade do hábito da leitura.

Esta edição também contará com talentos locais como o apresentador do Boi Garantido, Israel Paulain; a jornalista Carolina França; a cantora Vanessa Auzier; a escritora Lucila Bonina; o escritor Jan Santos; a atriz Fernanda Seixas; e o radialista Eduardo Silva.

Para tornar a experiência ainda mais acessível, cada sessão terá a presença de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo a inclusão de crianças com deficiência auditiva.

“Além disso, há capacitações em vídeo para professores, com técnicas de pós-leitura, e oficinas online voltadas a pais e funcionários das escolas, incentivando a prática da leitura dentro e fora da sala de aula”, destacou a idealizadora do projeto, a atriz Sônia de Paula.

Legado do projeto

Foto: Divulgação

O “Lê Pra Mim?” teve início em 2010 e já realizou 42 edições em 22 cidades brasileiras. Criado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, ambos da Associação Cultural Somar Ideias, o projeto transforma as salas de leitura em ambientes lúdicos, com 100 almofadas em formato de livros gigantes para acomodar as crianças.

Ao longo dos anos, o projeto já beneficiou mais de 38 mil crianças e distribuiu cerca de 33 mil livros. Durante a pandemia, expandiu sua atuação para o ambiente digital, alcançando mais de um milhão de visualizações com leituras online.

Mais de 700 artistas e personalidades nacionais participaram das leituras, como Fafá de Belém, Juliana Paes, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Fátima Bernardes, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Zezé Polessa, Júlia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Susana Vieira, entre outros.

Sobre a Sotreq

A Sotreq apresenta esta edição do “Lê Pra Mim?” em Manaus. Com mais de 80 anos de história, a empresa fornece soluções em equipamentos novos e seminovos, tecnologia, suporte técnico especializado e locação. É revendedora oficial da marca Cat, com mais de 50 filiais em todo o Brasil, atuando em diversos segmentos, como Construção, Mineração, Agronegócio, Energia, Florestal, Industrial, Petróleo & Gás e Marítimo.

Cronograma das escolas

10 de abril: CMEI Maria do Céu Vaz D’Oliveira – bairro Alvorada

11 de abril: CMEI Viviane Estrela Marques Rodella – bairro Terra Firma

14 de abril: Escola Municipal Poetisa Cora Coralina – bairro Parque América

15 de abril: CMEI Maria Emília Mestrinho – bairro Colônia Antônio Aleixo

16 de abril: CMEI Júlia Barjona Labre – bairro São José Operário

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.