Tuane Silva; 05/01/2023 às 14:00

Paris Filmes é pioneira em praticar a lei de acessibilidade nos cinemas

Os usuários podem testar o recurso por meio do aplicativo Mobi Load

A Paris Filmes inicia 2023 anunciando que todo o seu line-up do ano será lançado com versões acessíveis. Entre os recursos estão audiodescrição, legenda descritiva e libras disponíveis de maneira prática e gratuita por meio de aplicativos para os sistemas iOS e Android.

Ainda em dezembro, a Paris Filmes anunciou um evento-teste fechado para o mercado, onde foi apresentada a ferramenta de acessibilidade funcionando em uma grande produção da distribuidora, o filme “Alerta Máximo”, que estreia em janeiro nos cinemas brasileiros com 100% de recursos de acessibilidade.

A Lei n° 13.145 de 2015 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que está em vigor desde 2 de janeiro de 2023, determina que todos os exibidores nacionais devem disponibilizar meios de acessibilidade de conteúdo para o público com deficiência visual e auditiva. Segundo dados do IBGE, no Brasil são mais de 17 milhões de brasileiros que, agora, serão beneficiados com esta medida.

Os recursos de acessibilidade serão disponibilizados por meio do aplicativo Mobi Load. Para ter acesso aos recursos de audiodescrição, libras e legendas descritivas, o usuário deverá baixar os arquivos por meio do aplicativo e sincronizá-los com o filme que está sendo exibido no cinema. No dia 13 de janeiro, o filme já estará disponível no app para as sessões de pré-estreia de “Alerta Máximo”.

Ao longo de 2023, todos os lançamentos da Paris Filmes estarão adaptados, entre eles as sequências de “Jogos Vorazes”, “John Wick” e “Jogos Mortais”, além de “Os Três Mosqueteiros” e as grandes promessas nacionais “Minha Irmã e Eu”, “Férias Trocadas” e “Tá Escrito”.

Você pode conhecer melhor sobre as leis de acessibilidade e inclusão para PcD lendo esta matéria.

 

Fonte: Geek Publicitário

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.