Thaís Andrade; 18/12/2023 às 18:17

Papel & Caneta: Nortistas fazem parte da lista de 30 vozes da comunicação de 2023

O projeto VOZES30 tem entre os destaques deste ano nortistas, indígenas e outros comunicadores

O coletivo Papel & Caneta anunciou a lista VOZES30 de 2023. A lista, divulgada anualmente desde 2017, tem o objetivo de celebrar e dar destaque a 30 vozes criadoras de iniciativas que despertam a mudança coletiva na comunicação brasileira.

Em 2023, novamente, nortistas fazem parte da lista. Mais da metade dos escolhidos de toda a lista faz parte das regiões Norte e Nordeste. Além disso, a lista inclui ainda três nomes de comunicadores indígenas.

Comunicação do Norte

Morador de Belém, no Pará, o jornalista Daniel Nardin foi um dos escolhidos da VOZES30 2023. O comunicador criou a rede Amazônia Vox, em março, reunindo comunicadores do Norte do país. O projeto também capacita profissionais da região e combate a desinformação sobre a Amazônia. Além disso, a plataforma oferece cursos e funciona como um banco de fontes e rede de freelancers e referências da região.

Quem também compõe a lista é o manauara Victor Israel, criador da agência Vem do Norte, especializada em criadores de conteúdos nortistas. O projeto e a comunicação de Victor valorizam as vivências, discussões, culturas e realidades da Amazônia.

Walter Kumaruara, indígena do Baixo Tapajós, e morador de Santarém, no Pará, foi escolhido por sua atuação no projeto Coletivo Jovem Tapajônico, voltado à formação e informação, e que organiza seminários e festivais para formar influenciadores locais dentro de comunidades e aldeias na região amazônica. Em 2023, um dos objetivos do coletivo foi gerar discussão com cerca de 400 jovens sobre justiça climática com a campanha CLIMOU.

Daniel Nardin, Victor Israel e Walter Kumaruara (Imagens: Breno da Matta/VOZES30)

Vozes indígenas

Além de Walter Kumaruara, a VOZES30 destacou também outros comunicadores indígenas.

Entre eles, Edivan Guajajara, morador do território indígena Arariboia, no Maranhão. Ele é designer, fotógrafo, co-fundador do Mídia Indígena e, este ano, lançou no Canadá seu primeiro documentário como diretor, We Are Guardians. 

Cristian Wari’u, é indígena do povo Xavante com ascendência Guarani Nhandewa, é criador de conteúdo desde 2017. Em 2023, lançou oficialmente a WARIU Etnomídia Indígena ao lado de Josy Cassimiro, transformando seu perfil pessoal em uma plataforma para unir vozes indígenas de todo o país para discutir temáticas urgentes e formar novos comunicadores. 

O conteúdo criado por Cristian desmistifica narrativas dos povos da floresta e envolvem notícias sobre preservação, política que envolve pautas indígenas, lutas por direitos, entre outros. Cristian nasceu no território Parabubure, no Mato Grosso e cursa comunicação organizacional em Brasília.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.