Thaís Andrade; 16/12/2022 às 12:00

Papel & Caneta anuncia as 30 vozes que mudaram a comunicação em 2022

Entre os escolhidos estão comunicadores e criativos do Norte e Vanessa Queiroz, jurada e palestrante do PMKT 11

O coletivo Papel & Caneta anunciou a VOZES30 de 2022, lista anual que destaca as 30 vozes que lutam para mudar a indústria criativa e da comunicação. Na edição deste ano, entraram para a lista a jornalista de Belém, no Pará, Joyce Cursino; Lua Couto, também de Belém; o fotógrafo e líder indígena Bitaté Uru-eu-wau-wau; e a designer e empresária Vanessa Queiroz, que participou como jurada e palestrante do PMKT 11.

A VOZES30 tem como missão mapear, unir e celebrar 30 vozes que criaram iniciativas ao longo do ano para despertar mudança coletiva na competitiva indústria da comunicação. Realizada desde 2017 pelo Papel & Caneta, em 2022 a lista foi desenvolvida em parceria com a FLAGCX e com o apoio da Meta, da Sondery, das produtoras LADYBIRD e Paloma, e de diversos profissionais.

A jornalista, produtora e cineasta Joyce Cursino, de Belém, é fundadora da Negritar Filmes e Produções, produtora que atua com cinema negro na Amazônia e que em 2022 produziu filmes com a temática da justiça climática que foram exibidos na COP27 no Egito. Joyce também é idealizadora e coordenadora do “Telas em Movimento”, projeto de democratização do acesso ao cinema nas periferias e comunidades tradicionais da Amazônia e que promove cine-debates e oficinas em comunidades periféricas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Lua Couto, também natural de Belém, trabalha como gerente de estratégia e é fundadora da plataforma Futuro Possível. Em 2022, desenvolveu projetos educacionais envolvendo alfabetização ecológica e de futuros para empresas e organizações como Suzano, Nestlé, Rock in Rio, Sebrae e Sesc. 

Também integrante do VOZES30, Bitaté Uru-eu-wau-wau é estudante de Jornalismo e, desde 2019, liderança geral do povo indígena Uru-eu-wau-wau em Rondônia. Em 2022, o jovem capacitou e ministrou cursos para que pessoas da sua comunidade e de outros povos indígenas aprendessem a fotografar, editar fotos e vídeos e operar drones. Além de fotógrafo, Bitaté faz parte do Mídia Índia e viaja pelo mundo para lançar o filme “O Território”, produção comprada pela National Geographic dirigida por Alex Pritz e por indígenas, na qual Bitaté esteve presente na frente e atrás das câmeras. 

Este ano, Vanessa Queiroz, também escolhida pelo Papel & Caneta, foi jurada das categorias Melhor do Design e Melhor da Ilustração do PMKT 11, além de ter participado presencialmente da programação do evento ministrando a palestra “Design e Publicidade! Estúdio Colletivo 20 anos em movimento” e compondo o painel “Q&A Liderança e Criatividade”.

Designer, diretora criativa, empresária e professora, Vanessa é sócia há 19 anos do Estúdio Colletivo de Design e há dez da agência Moonstro. Já ministrou mais de cem palestras no Brasil e na Argentina, e em 2014 foi listada como uma das 50 pessoas mais inovadoras em comunicação e marketing pela Revista Proxxima. Atualmente, é diretora do Brasil Design Award da Abedesign, maior premiação de design brasileiro, e conselheira da ADG Brasil (Associação de Design Gráfico do Brasil).

Veja a lista completa

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.